28/12/2022 às 13h38min - Atualizada em 28/12/2022 às 13h38min

No mês do "Janeiro Branco", Sespa reforça cuidados com a saúde mental

A população pode contar com os recursos gratuitos da Rede de Atenção Psicossocial (Raps)

Com Edição da Redação Belem.com.br
Ag.Pará
Atualmente, no Pará, funcionam seis Caps de gestão estadual, cinco na capital e um em Santarém. (Foto: Bruno Cecim-Ag.Pará)

A campanha do "Janeiro Branco" tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da promoção e proteção da saúde mental. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) mantém um trabalho constante de manutenção e expansão de dispositivos que auxiliem a população paraense a lidar com questões relacionadas a essas questões. Desde o início da atual gestão, o Governo do Estado trabalha para fortalecer a rede de apoio de cuidados com a saúde mental e disseminar informações sobre a temática.

Segundo Jeanne Vinagre, técnica da Coordenação de Saúde Mental da Sespa, janeiro é oportuno para a campanha por ser o início do ano, quando muitas pessoas refletem sobre situações vividas no último ciclo e planejam novas mudanças de importantes aspectos da vida. Ambas as situações podem ser consideradas gatilhos para transtornos de saúde mental, como crises de ansiedade e até depressão.

“Janeiro é como uma folha em branco, com o lado positivo e negativo. É momento de reprogramação da vida, de traçar novos planos e metas, mas também ocorre de fazer um balanço do que deu errado no último ano”, declarou. Outra questão importante para o Janeiro "Branco" de 2023 é que ainda podem ser sentidos muitos efeitos da pandemia na sociedade. Segundo Jeanne, os números de casos de suicídio e diagnósticos de depressão e ansiedade aumentaram desde então, principalmente em pessoas jovens de 15 a 29 anos.

Entre as atribuições da Sespa está manter a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do estado, voltada para os cuidados de saúde das pessoas com sofrimento ou transtorno mental, o que inclui a população que convive com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas no âmbito do Sistema Único de Saúde (Sus).

Estrutura - A Raps, cujas diretrizes e estratégias de atuação envolvem as três esferas de governo, é composta pela Atenção Básica de Saúde, Atenção Psicossocial, Atenção de Urgência e Emergência, Atenção Residencial de Caráter Transitório, Atenção Hospitalar e Estratégias de Reabilitação Psicossocial.

A porta de entrada do Sus é a Unidade Básica de Saúde. A pessoa que estiver passando por questões mentais deve buscar as UBS com maior celeridade possível. Porém, em casos relacionados, é possível buscar diretamente os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que são instituições que visam a substituição dos antigos hospitais psiquiátricos. 

Atualmente, no Pará, funcionam seis Caps de gestão estadual, cinco na capital e um em Santarém. Os Caps contam com uma equipe multiprofissional composta por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais prontos para atender a população que precisar dos serviços.

Além dos Caps geridos pela Sespa, outros 94 de gestão municipal estão distribuídos por todo o Pará. É função da Sespa assessorar, monitorar, qualificar os Caps municipais existentes, assim como incentivar os municípios a expandir o número de dispositivos que fazem parte da rede de atenção, que além dos Caps, inclui residências terapêuticas e unidades de acolhimento adultas e infantis. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?