28/12/2022 às 14h46min - Atualizada em 28/12/2022 às 14h46min

Prefeitura de Belém conclui obras na Bernardo Sayão com a Caripunas

O tráfego de veículos foi liberado no cruzamento das duas vias

Com Edição da Redação Belem.com.br
Ag.Belém
O cruzamento da Bernardo Sayão com a Caripunas foi liberado depois da conclusão da obra. (Foto: ASCOM- Promabem)

Com inauguração prevista para janeiro de 2023, durante a programação de aniversário da cidade, a Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) concluiu as obras do canal de descarga Caripunas Beira-Mar, na Av. Bernardo Sayão com a Rua dos Caripunas. A avenida estava fechada há mais de dois anos por conta da obra. Com a conclusão, a atual gestão libera a via para o tráfego de pessoas e veículos, beneficiando tanto os moradores da área como quem utiliza a via para deslocamentos entre os bairros.

"A macrodrenagem, que reduz alagamentos e impede transtornos e prejuízos, é uma das principais demandas de Belém. Por isso a prioridade em realizar e concluir obras nessa área, como essa que pegamos com quase zero de desenvolvimento e que priorizamos a conclusão para acabar com o sofrimento dos moradores de dois dos bairros mais populosos de Belém, o Jurunas e a Cremação,  além dos outros bairros adjacentes", destaca o prefeito Edmilson Rodrigues.

A obra custou R$39 milhões e beneficiará, diretamente, 30 mil moradores que hoje vivem em áreas sujeitas a alagamentos no bairro do Jurunas. De forma indireta, mais de um milhão de moradores de Belém se beneficiarão com a diminuição dos alagamentos também nos bairros da Condor e Cremação e partes da Cidade Velha, Batista Campos e Nazaré.

Com três comportas para o controle das águas das marés altas e prevenção dos alagamentos na via,o canal de descarga alcança cinco quilômetros das redes de escoamento de águas pluviais. No entorno da obra foram realizados serviços de saneamento com drenagem profunda e pavimentação. No local, a prefeitura também vai disponibilizar uma área de lazer para os moradores com paisagismo e aparelhos de ginástica. 


Benefícios    

“Vai ficar bom para a gente, porque passávamos pela rua do lado e era cheio de água. Não íamos nem mais para a igreja e caíamos muito aqui. Agora não, está tudo bonito, fica bom para sair e a partir de agora temos que zelar pelo o que é da gente, cuidar do espaço para não piorar de novo”, diz a doméstica Izolina Gomes, 62.

Para o administrador Guido Teixeira, 61, a obra é um avanço para a região. “Estava na casa da minha amiga e quando passei vi essas máquinas trabalhando. Isso vai ajudar na questão das enchentes causadas pelas chuvas da cidade. Então parabéns à Prefeitura de Belém por mais essa obra. Sou morador do bairro do Souza e sempre costumo frequentar essa pracinha da Bernardo Sayão, se eu estiver cansado paro aqui para respirar e ler um jornal. Olha o benefício que essa obra traz e proporciona lazer para a população daqui”, afirmou. 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?