04/01/2023 às 10h37min - Atualizada em 04/01/2023 às 10h37min

Líder religiosa do caso Emasculados de Altamira morre aos 91 anos

A morte de Valentina de Andrade ocorreu no último dia de 2022

A Líder religiosa Valentina Andrade morreu no final do ano aos 91 anos de idade.


 

A lider religiosa Valentina de Andrade e uma das principais acusadas no caso "Emasculados de Altamira" (1989-1993), morreu aos 91 anos de idade no dia 31 de dezembro de 2022. A informação é do Portal a Voz do Xingu e foi confirmada pelo jornalista Ivan Mizanzuk, autor do podcast e documentário "Altamira" do Projeto "Humanos", da Rede Globo. Um episódio especial foi ao ar no dia 29 de dezembro, dois dia antes de Valentina morrer, onde falou abertamente sobre o caso ainda lúcida. 

Diferente dos outros acusados do caso, Valentina foi absolvida das acusações. Ela era líder da Seita Lineamento Universal Superior (LUS) que tinha atuação no Pará e em outros estados como o Paraná. Membros participantes não gostavam desse tipo de denominação e nem de ser chamados de satanistas porque não faziam adoração a demônios cristãos. Valentina dizia ser médium e erra considerada a principal liderança da religião que tinha um mist de espiritismo de ufologia.

Além do desaparecimento de crianças e localização de corpos u sobreviventes com sinais de mutilação sexual, Valentina acabou sendo investigada n caso Evandro e n cas Leandr Bossi. Do total dos 14 meninos vitimas do grupo, seis foram assassinados e cinco desapareceram. Apenas três garotos sobreviveram aos ataques, apesar de também terem órgãos sexuais extirpados.

 

Entre os acusados do caso dos Emasculados de Altamira estavam o médico Anísio Ferreira de Sousa; o médico Césio Brandão; o fazendeiro e empresário Amaílton Madeira Gomes; o policial militar Carlos Alberto Santos Lima; o policial militar Aldenor Ferreira Cardoso; José Amadeus Gomes, pai de Amaílton Madeira Gomes e suposto mandante dos crimes junto com Valentina. O julgamento foi considerado um dos mais longos e emblemáticos da história do judiciário paraense.

As informações são do Portal O Liberal.com  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?