06/01/2023 às 08h00min - Atualizada em 06/01/2023 às 08h00min

Belém registra primeiro caso de morte por Varíola dos Macacos

A capital paraense registra, até o momento, 90 casos positivos da doença

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Belém
Belém tem sete casos da Varíola dos Macacos em análise. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                                                                                                            
A Prefeitura de Belém, por meio na nota informativa n° 01/2023 do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/Belém) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), confirmou nessa quinta-feira (5), o primeiro óbito de paciente com monkeypox na capital. Em Belém, 143 coletas foram realizadas para monkeypox. Destas, 90  deram positivas, 7 estão em monitoramento, 82 foram curados e  houve 1 óbito. 

O paciente deu entrada no Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, no último dia 26, com sintoma sugestivo para monkeypox. O paciente do sexo masculino, residente no bairro do Una, apresentava sintomas como calafrios, cefaleia, coriza, dor nas costas, edema peniano, erupção cutânea, febre, fraqueza muscular, lesão anal, lesão cutânea, lesão genital, lesão oral, náuseas, peso diminuído e visão turva. 

A equipe do Cievs deslocou-se até o hospital, e na ocasião foi iniciada a investigação e realizadas coletas para suspeita de monkeypox vírus e diagnóstico diferencial. No momento da investigação e coleta, o paciente encontrava-se em leito de enfermaria/isolamento, consciente, orientado, eupneico em ar ambiente, com humor deprimido, além de outros sintomas importantes.

O paciente foi notificado e submetido a testes rápidos para HIV 1 e 2, sífilis, hepatite B e hepatite C (não reagente), além de realizadas coletas para monkeypox e diagnóstico diferencial para varicela, sífilis, herpes vírus. As amostras foram enviadas para o Laboratório Central (Lacen) no mesmo dia da coleta, para serem analisadas pelo Instituto Evandro Chagas.

O Cievs foi informado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, que na terça-feira, 3, houve piora significativa no quadro do paciente, com desconforto respiratório importante e que foi a óbito às 19h30 do mesmo dia. Entretanto, os resultados dos exames ainda não haviam sido liberados pelo Lacen.

A Sesma reforça que a infecção por monkeypox não se manifesta grave ou leva a óbito em mais de 90% dos casos registrados mundialmente. No entanto, o paciente em questão era portador de outras comorbidades e que pode ter sido o motivo da infecção por monkeypox ter se manifestado de forma mais agressiva. 

A Secretaria orienta, ainda, que aqueles indivíduos que apresentem sinais e sintomas compatíveis para monkeypox como pequenas lesões em pústulas em qualquer parte do corpo, acompanhadas de febre, dor muscular, dor de garganta, fraqueza e ínguas pelo corpo podem procurar as unidades de referência do município de Belém para diagnóstico de monkeypox. 

As unidades de referência para diagnóstico da doença são: Unidade Municipal de Saúde (UMS) Icoaraci, Satélite e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Mais informações pelo Plantão Monkeypox Cievs/Belém: (91) 98982-9456.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?