06/01/2023 às 17h30min - Atualizada em 06/01/2023 às 17h30min

Prefeitura de Belém inicia grande mutirão de limpeza

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues acompanhou o início dos trabalhos no Guamá

Agência Belém
O mutirão é para o aniversário de Belém no dia 12 janeiro e começou no bairro do Guamá. (Foto: João Gomes)
Como parte da programação dos 407 anos de fundação da cidade de Belém, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), iniciou na manhã desta sexta-feira, 6, um grande Mutirão de Limpeza Urbana na cidade. Os primeiros bairros que recebem as ações foram os do Guamá e Terra Firma. 

“Ter mais saneamento básico é sempre bom. Isso traz mais qualidade de vida e saúde pra gente. É maravilhoso ver a Prefeitura cuidar da nossa cidade, que é tão linda e merece ser cuidada não apenas pela Prefeitura, mas também por nós moradores”, enfatiza a bombeira civil e moradora do Guamá há vinte e cinco anos, Larissa Moraes, sobre a operação de limpeza deflagrada hoje.

Nada menos que 200 agentes de limpeza pública do município foram destacados para a operação, que envolve ações de limpeza, raspagem, capinação e roçagem de vias; limpeza e desobstrução do sistema de microdrenagem; recuperação asfáltica; visitas porta a porta para conscientização sobre o descarte correto do lixo domiciliar.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhou o início dos trabalhos oferecidos aos moradores do Guamá, visando garantir melhores condições de moradia na área.

“Belém é uma cidade que tem como característica a incidência constante de chuva. Então, independente disso, temos que trabalhar para oferecer dignidade de moradia à população”, frisa o prefeito Edmilson Rodrigues, lembrando a ação de limpeza visa preparar a cidade para o período de fortes chuvas, comum no início do ano em Belém, conhecido como Inverno Amazônico. 

Quem agradece são os moradores, como a professora Fátima Santana, moradora do bairro da Terra Firme, que também está com parte dele beneficiado com a ação. “Esses serviços são importantíssimos para a comunidade, já que vivemos em um território com chuvas frequentes. Com a realização de serviços de limpeza, a Prefeitura ajuda muito a comunidade, principalmente, evitando transtornos causados pelas chuvas”. 

Outros bairros - A secretária de Saneamento de Belém, Ivanise Gasparim, explica que a operação de limpeza “está sendo intensificada na cidade, principalmente nos bairros mais periféricos, começando pelo Guamá e parte da Terra Firme".

Ela diz, ainda, que "aqui no bairro do Guamá vamos ficar com nossas equipes de tapa buraco por 15 dias. Depois vamos seguir com a operação para o Tapanã, Cabanagem e Benguí”. 

407 anos de Belém - O mutirão de limpeza é apenas a primeira ação alusiva ao aniversário de 407 anos da capital paraense, comemorado no próximo dia 12 de janeiro.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?