07/01/2023 às 07h30min - Atualizada em 07/01/2023 às 07h30min

Parazão Banpará 2023 é lançado oficialmente em Belém

O evento ocorreu durante a noite dessa sexta-feira (6)

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Será a 111ª edição do Campeonato Paraense profissional. (Foto: Ag. Pará)

                                                                                                                                                         
O Campeonato Paraense de Futebol, o Parazão Banpará 2023, está oficialmente lançado. A cerimônia de abertura da 111° edição foi realizada nessa sexta-feira (6), no Teatro Gasômetro, em Belém. No evento, o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou a entrega do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. O campeonato será transmitido com exclusividade pela Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e terá como patrocinador principal o Banco público.

“Agradeço a Federação Paraense de Futebol, as agremiações que engrandecem esse campeonato, a torcida, os patrocinadores e a todos que, direta ou indiretamente, são responsáveis pela força do futebol paraense. Festejo a parceria do Governo do Estado, do Banpará, da TV Cultura, de todo o sistema Cultura, que estão ao lado da federação paraense para mostrar a pujança do futebol profissional. Quero desejar um campeonato extraordinário, que possa cada vez mais mostrar a grandeza dos nossos clubes e da nossa torcida”, pontuou o governador Helder Barbalho. 

O chefe do executivo paraense anunciou  a data da entrega do Novo Mangueirão. "No dia 19 de março, estaremos trazendo de volta o nosso Mangueirão, podendo prestigiar o maior clássico da Amazônia: o nosso REXPA. Em comum acordo com a data estabelecida pela federação, dentro do calendário do Parazão 2023, o Mangueirão estará pronto, de portas abertas, sendo a melhor e maior Arena esportiva da Amazônia. Que o povo do Pará, os nossos clubes e a nossa torcida possam ter um estádio moderno, com segurança, acessibilidade, garantindo que todos os envolvidos possam estar em um local adequado para a grandeza do futebol paraense”, finalizou o governador.

Águia de Marabá, Bragantino, Caeté, Cametá, Castanhal, Independente, Itupiranga, Paysandu, Remo, São Francisco, Tapajós e Tuna Luso entram na disputa pela Estrela do Norte.

“Desejamos sucesso a todos que fazem parte deste, principalmente dos clubes que fazem parte de sete regiões de integração do Pará. Estamos ansiosos com a reinauguração do Estádio Olímpico do Pará, onde a população paraense vai poder desfrutar de um moderno espaço”, disse Vitor Borges, secretário adjunto da SEEL. 

Na assinatura do contrato de cessão de direitos de transmissão dos jogos, entre a Funtelpa e FPF, durante a cerimônia do parazão, os paraenses irão poder acompanhar o seu time de coração, seja pela TV, Rádio, Portal e mídias sociais da Cultura. 

“O sucesso com audiência vem do reflexo da programação da Tv cultura.  O Parazão é o início de tudo no ano, e o futebol nos representa e fala muito da nossa cultura. Se depender da gente, vamos trabalhar. Cada vez mais para continuar o sucesso”, reforça Hilbert Nascimento, presidente da Funtelpa. 

No evento, ocorreu ainda a formalização do naming rights da competição entre o Banpará e a entidade que representa o futebol do estado. “Para o Banpará, é muito importante patrocinar o campeonato paraense porque nós somos um banco estadual. A atual gestão tem se preocupado na valorização da população paraense e no futebol não ser diferente”, comenta Jorge Wilson Campos, representante do Banco Banpará. 


Novidade

Uma das novidades para a a temporada de 2023 é que, durante os jogos, serão abordados 11 eixos temáticos que combatem as mais diversas formas de preconceito dentro e fora dos estádios. 

“Esse é o ano de muitas transformações no futebol. Estamos trabalhando com as ligas, fortalecendo as competições de base e o  futebol feminino, além de tantos outros projetos. Isso é uma grande oportunidade para esse modernização. Lutaremos contra o racismo e a homofobia, que precisamos  combater no futebol”, disse Ricardo Gluck Paul, presidente da FPF 

O representante do clube São Francisco, Valdir Matias Jr, retorna com a equipe pra a competição, após três anos na série B.

“Conseguimos o acesso à série A após três anos e esperamos fazer uma boa competição, reforçamos a equipe, mantivemos a comissão técnica, 60% do elenco da série B e esperamos fazer um bom campeonato, alcançando os objetivos que traçamos nesta temporada”, disse Valdir Matias Jr, presidente do São Francisco. 

Já da Região Metropolitana de Belém, o time do Paysandu também estará na disputa pelo título. “Estamos animados para este ano, a meta principal é buscar o acesso, mas queremos também, o Paraense, a Copa do Brasil, é o tretacampeonato da Copa Verde”, comenta Maurício Ettinger, presidente do Paysandu. 


Jogos

A competição será dividida em três grupos com quatro equipes em cada. Avançam para as quartas de final os oito melhores colocados na classificação geral, enquanto os dois piores times são rebaixados para a segunda divisão.

O primeiro jogo do Parazão Banpará 2023 será o dia 21 de janeiro, às 17h no Baenão. Na rodada de abertura, o Remo, campeão da última competição, joga em casa contra o Independente

“Esse vai sentir campeonato muito disputado, nós estamos acompanhado as equipes do interior se fortalecendo, o que vai ser muito interessante para o torcedor, que tem muito a ganhar com isso. E, estamos com uma equipe forte, sem dúvida a maior folha da temporada, e estamos confiantes para alcançar o título”, conclui Fábio Bentes, presidente do Remo. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?