10/01/2023 às 17h00min - Atualizada em 10/01/2023 às 17h00min

Coqueiro ganha Unidade de Saúde Paulo Frota totalmente revitalizada

A US Paulo Frota já está funcionando normalmente e vai atender a população de segunda a sexta (exceto feriados)

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom Ananindeua
A US Paulo Frota já está funcionando normalmente. (Foto: Ascom Ananindeua)

                                                                                                                                                                                        
“É inacreditável ver como a Unidade de Saúde ficou linda, vai muito além do que imaginávamos, pois há anos gostaríamos que a unidade fosse reformada, porque do jeito que estava era horrível, pequena. Parabéns doutor Daniel por olhar para gente, ter esse cuidado e carinho. Só gratidão. Agora dá até gosto de vir ser atendida aqui”, brincou dona Maria de Fátima, de 54 anos, e moradora do bairro do Coqueiro há 45 anos. 

O sentimento de gratidão foi visível nos olhos de todos os moradores que participaram da reinauguração da Unidade de Saúde Paulo Frota, a qual foi totalmente revitalizada e ampliada, com estrutura para proporcionar mais qualidade no atendimento dos pacientes e melhorar a rotina de trabalho dos servidores. A cerimônia de entrega ocorreu neste sábado (07) e fez parte das comemorações do aniversário de 79 anos da cidade, celebrado no dia 3 de janeiro. 

Para o prefeito, a unidade reflete o compromisso da gestão de deixar a rede de saúde bem estruturada para melhor servir a população. “Como prefeito, médico e cidadão de Ananindeua, estou muito feliz em está entregando a Unidade de Saúde Paulo Frota, a qual vai servir de referência na área da saúde para toda essa região do bairro do Coqueiro e adjacentes, com atendimento humanizado e de qualidade para população, que é uma das nossas prioridades. Aqui, estamos diante de um novo marco para nossa cidade, pois é o primeiro Centro de Referência de Vacinação do município", disse o prefeito Daniel Santos.

A secretária de Saúde, Dayane Lima, reafirmou o compromisso da gestão com os moradores de Ananindeua. “Desde o primeiro dia de gestão do doutor Daniel Santos, vimos que uma de suas prioridades era a área da saúde, hoje a gente pode dizer que houve um avanço de mais de 100%, pois todas as Estratégia de Saúde da Família e Unidades de Saúde contam com médicos, 40 das 62 unidades já foram revitalizadas, temos 2 policlínica, uma do lado Sul e outra do lado Norte, que possuem atendimento médico especializado, com exames, Raio X, ultrassom, eletro, ressonância e tomografia. E agora estamos entregando a maior e mais completa Unidade de Saúde Paulo Frota.  Até o final de 2024 ainda temos muito trabalho, muitas entregas que irão garantir mais qualidade na saúde”, frisou a secretária.

Hanna Martins, gerente da unidade, ficou emocionada ao lembrar de como era antes e como ficou agora. “Não tem como não chorar em ver nossa unidade tão bonita, é muito gratificante. A gente teve tantas batalhas e vencemos todas elas com uma estrutura que não era adequada para os atendimentos, mas agora a sensação que tenho é de gratidão. Gratidão por saber que a população vai ter um atendimento de verdade, de qualidade, humanizado, com todo cuidado que ela merece. Isso é um sonho sendo realizado, agora vamos poder triplicar o número de atendimento”.

A US Paulo Frota conta com consultório odontológico, salas de vacinação, de coleta de PCCU, de amamentação e para exames, playground, brinquedoteca, entre outros. A reestruturação contou ainda com a revitalização de toda área externa e readequação, conforme normas de acessibilidade, que permite a todo cidadão com deficiência e idosos acessar o serviço com maior segurança.

Na US, a população irá contar com a Estratégia de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e o programa Saúde da Família, serviços que são considerados como a porta de entrada para a organização e o fortalecimento da atenção básica. Entre as principais atividades desenvolvidas pela unidade está o acompanhamento domiciliar dos ACS de um número definido de famílias residentes na área de atendimento da Unidade, onde são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. Além de médicos especializados em ginecologia e pediatria.

Os demais serviços e procedimentos que são normalmente ofertados na US Paulo Frota são: A coleta do PCCU, principal exame para a prevenção e/ou diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Já entre os programas de saúde disponibilizados estão o Saúde da Mulher; Saúde do Homem; o Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes; o Programa de Puericultura, que promove e protege a saúde das crianças; e o Programa Saúde do Adolescente e Saúde do Idoso.

Ao todo, o município de Ananindeua conta com 62 Unidades Básicas de Saúde (UBS's), e para garantir que a população tenha um atendimento adequado e humanizado, a gestão municipal tem como meta reformar todas as UBS's do município em quatro anos.

Em seu discurso, o prefeito doutor Daniel Santos enfatizou o compromisso da gestão em cuidar da população como um todo, não apenas na área da saúde, assim, anunciou que em breve serão entregues ruas pavimentadas, com novo sistema de iluminação pública em LED, a Casa da Mulher Brasileira, reforma de quadras, praças, escolas e CRAS, entre outros investimentos. Tudo para melhorar a qualidade de vida dos moradores e levar Ananindeua para outro patamar.


Programa Mãe Ananin

Durante a cerimônia de entrega da reforma da Unidade de Saúde Paulo Frota, a Secretaria de Saúde (Sesau), juntamente com a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), distribui kits de enxovais para as gestantes inseridas no programa Mãe Ananin. Lidiane Oliveira, de 19 anos, a primeira gestante inserida no programa, contou compartilhou como está sendo o acompanhamento que está recebendo pela equipe da prefeitura.

“Desde quando comecei a fazer parte do programa senti o cuidado da prefeitura com a gente. Fui recebida e acolhida de braços abertos, participei de todas as consultas, tomei todas as vacinas, já fui ver em qual hospital minha filha vai nascer e agora estou recebendo o kit enxoval. Sou muito grata ao programa e por todo esse cuidado com as futuras mães e seus filhos”.


Serviço

A US Paulo Frota já está funcionando normalmente e vai atender a população de segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 16h, sem interrupção de horário de almoço. E está localizada na Travessa We 14, nº 178, bairro Coqueiro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?