27/11/2019 às 14h07min - Atualizada em 27/11/2019 às 14h07min

Exposição apresenta a cultura do povo indígena Zo’é

A exposição se inicia com as atividades realizadas na floresta, com destaque para a caça e pesca, e segue para as aldeias

belem.com.br
Agência Museu Goeldi
Artefatos, fotografias, vídeos e desenhos, pela primeira vez reunidos numa exposição etnográfica, buscam difundir o modo de vida dos Zo’é (Foto: Divulgação)

O Museu Goeldi abre, daqui a pouco, a partir das 15h, a exposição “Zo’e rekoha: construindo o futuro na Terra Indígena Zo’é”, que convida os visitantes do Parque Zoobotânico a conhecer os modos próprios da gestão territorial do povo indígena Zo’é. Habitantes de densas florestas situadas no interflúvio dos rios Erepecuru e Cuminapanema, no Norte do Pará, os Zo’é são atualmente 310 pessoas, que se distribuem entre mais de 40 pequenas aldeias. Sua terra foi demarcada e homologada em 2009, com 668.565 hectares.
 
Com curadoria da antropóloga e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Dominique Tilkin Gallois, a exposição se inicia com as atividades realizadas na floresta, com destaque para a caça e pesca, e segue para as aldeias, onde os Zo’e se reúnem para realizar suas festas, produção de alimentos e elaboração de seus adornos corporais. O percurso termina com a apresentação da experiência de construção do seu Plano de Gestão Territorial e Ambiental, por meio do qual os Zo’é buscam consolidar parcerias para a defesa de seu território.
 
Artefatos, fotografias, vídeos e desenhos, pela primeira vez reunidos numa exposição etnográfica, buscam difundir o modo de vida dos Zo’é, ilustrando aspectos importantes de suas formas de ocupação e gestão territorial.

A exposição “Zo’e rekoha: construindo o futuro na Terra Indígena Zo’é” é resultado de uma parceria entre a comunidade indígena Zo’é, o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), a Frente de Proteção Etnoambiental Cuminapanema (FPEC), da Fundação Nacional do Índio (Funai), e o Museu Paraense Emílio Goeldi, com apoio do Projeto Bem Viver Sustentável, apoiado pelo Fundo Amazônia/BNDES, e da Rainforest Foundation Noruega.
 
Serviço:
Abertura da exposição “Zo’é rekoha: construindo o futuro na Terra Indígena Zo’é” e lançamento do Plano de Gestão Territorial e Ambiental da TI Zo’é
Data: Quarta-feira (27)
Hora: 15h
Local: Rocinha, Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Magalhães Barata, 376 - São Brás, Belém – PA)
Visitação: terça a domingo, de 9h às 17h.
A exposição ficará aberta para visitação até abril de 2020.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?