11/01/2023 às 14h30min - Atualizada em 11/01/2023 às 14h30min

Mangal das Garças celebra 18º aniversário com programação gratuita

No próximo dia 12 de janeiro, o Parque Zoobotânico completa 18 anos de funcionamento

Agência Pará
O Mangal das Garças é um parque zoo botânico que está completando 18 anos. (Foto: Agência Pará)

No próximo dia 12 de janeiro, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças completa 18 anos de funcionamento. Para comemorar a data, todos os espaços de visitação monitorada, que incluem a reserva José Márcio Ayres (borboletário), o viveiro das aningas, o Memorial Amazônico da Navegação e o Farol de Belém estarão abertos ao público. Também haverá duas edições do projeto educação ambiental “Momento EcoZoo”. A programação irá ocorrer de 8h às 18h, com entrada franca. 

Em seu 18º aniversário, o Mangal das Garças convida o público para celebrar a data em uma visita totalmente gratuita aos espaços que compõem o Parque. Os visitantes poderão usufruir da reserva José Márcio Ayres (borboletário), do viveiro das aningas, do Memorial Amazônico da Navegação e do Farol de Belém, espaços que normalmente são monitorados e para os quais existe taxa de visitação.


Além do passeio, as famílias poderão participar do “Momento EcoZoo”, um projeto de educação ambiental no qual um técnico ambiental explica a origem, características e curiosidades de uma ou mais espécies que vivem no Mangal. Atualmente, o Parque abriga cerca de 240 animais, de 40 espécies diferentes, em sua maioria aves. Nesta data especial, em que o Mangal completa 18 anos de funcionamento, haverá duas edições do projeto.

Confira os horários do projeto Momento EcoZoo

10h - Elza, a arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), que possui 23 anos e foi transferida ao Mangal por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), que a resgatou no município de Tucuruí, no Pará.

16h - Nairóbi, uma pequena e charmosa coruja-do-mato, que encanta a todos. Além de contemplar a ave, os visitantes receberão uma explicação sobre vida e características do espécime.

O Mangal das Garças foi inaugurado em 2005 e entregue como um presente à capital do Pará, que faz aniversário na mesma data. O Parque é o resultado da revitalização de uma área de cerca de 40.000 metros quadrados às margens do Rio Guamá, no centro histórico de Belém. 

O Parque funciona de terça a domingo, sempre de 8h às 18h e possui uma programação fixa que pode ser contemplada pelos visitantes diariamente. Confira:

- Alimentação das Iguanas no caminho para o farol - 8h30
- Alimentação das Tartarugas e peixes no lago - 10h30
- Passeio com a coruja Nairóbi: de terça a sexta, às 9h
- Alimentação das garças no Recanto da Curva: 11h, 15h, 17h30.
- Soltura das borboletas no Borboletário: 10h e 16h (monitorado)
- Apresentação das aves do Viveiro das Aningas - 16h30
- Passeio das corujas Olívia e Gal – terça a sexta, às 17h

“Aguardamos o público com muita alegria para celebrar conosco os 18 anos desse espaço de contemplação da natureza, que é uma amostra da nossa rica fauna e flora amazônica no centro urbano de Belém. Um refúgio para um belo dia de lazer em família”, declara Basílio Guerreiro, biólogo do Mangal. 

Serviço
Programação de aniversário Mangal das Garças
Data: 12 de janeiro de 2023


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?