11/01/2023 às 18h58min - Atualizada em 11/01/2023 às 18h58min

Sespa oferece tratamento para quem deseja parar de fumar em 2023

O Centro de Referência em Abordagem e Tratamento ao Fumante atende por demanda espontânea

Agência Pará
O paciente é submetido a um teste de nicotina na URE-Presidente Vargas. (Foto: José Pantoja-Ascom-Sespa)

No começo de um novo ano é comum as pessoas prometerem manter hábitos saudáveis nos 12 meses seguintes. Parar de fumar está entre as metas mais frequentes, e para isso o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento à população, a fim de proporcionar uma vida mais saudável e com menos riscos de desenvolvimento de doenças causadas pelo tabaco, como câncer de pulmão. 

No Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) mantém o Centro de Referência em Abordagem e Tratamento ao Fumante (Cratf), no térreo da Unidade de Referência Especializada (URE), na Avenida Presidente Vargas, centro de Belém. Em 19 anos de atividade, o Centro já atendeu mais de 5 mil pessoas, e registra a média de 30 pacientes que procuram atendimento a cada mês. 

No Cratf, o tratamento inicia com os exames que vão identificar o quadro clínico e de tabagismo do paciente, e prosseguem com sua admissão em um grupo com outros dependentes para uma abordagem cognitiva comportamental, que busca entender o porquê de ele se tornar fumante e os motivos pelos quais quer parar. Avaliados os níveis de dependência, eles podem ser tratados com medicamentos receitados ou com a Terapia de Reposição de Nicotina (TRN).

SespaPara a coordenadora do Centro, médica pneumologista Fátima Amine, iniciar aos poucos e manter a motivação são táticas essenciais para alcançar os objetivos e driblar a resistência. “Apesar de não ser fácil abandonar o cigarro, os benefícios de largar o vício são maiores e mais numerosos do que as dificuldades”, argumenta a especialista.

Apoio familiar - A adoção de alguns hábitos também ajuda nesse percurso. “Cada pessoa reage de um jeito. O paciente pode tentar parar de fumar abruptamente ou estabelecer uma data, e ir diminuindo gradativamente a quantidade de cigarros”, explica Fátima Amine, ao recomendar ainda a mudança no estilo de vida. “É uma pessoa que está deixando hábitos nocivos para reviver, e a família pode e deve colaborar com essa fase, induzindo o paciente a praticar exercícios com menos impactos, como passeios e caminhadas ao ar livre. O importante é evitar continuar na mesma rotina”, reforça.


Serviço: O Cratf funciona de segunda-feira a sexta-feira, por demanda espontânea, das 07 às 17 h, na URE localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 513, térreo, esquina com Travessa Oswaldo Cruz – ao lado da Praça da República.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?