12/01/2023 às 13h30min - Atualizada em 12/01/2023 às 13h30min

Governo do Pará entrega Escola Penitenciária em Santarém

A Escola Penitenciária Professor “Delson Afonso Mourão” passou por reforma e ampliação

Agência Pará
A Escola Penitenciária Delson Afonso Mourão fica em Santarém no Pará. (Foto: Agência Pará)

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) entregou, nesta quarta-feira, 11, a Escola Penitenciária Professor “Delson Afonso Mourão”, que passou por uma reforma e ampliação no número de salas de aula para atender os custodiados do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM), no município de Santarém, Oeste do Pará. A nova edificação praticamente quadruplica a capacidade de atendimento de 30 para 120 novos alunos.

A nova escola recebeu o nome do agente prisional Delson Afonso Mourão, que dedicou 24 anos de vida ao Sistema Penitenciário do Estado do Pará, e desde 2003 dedicou-se à educação no cárcere, ajudando na consolidação da Educação Básica no CRASHM e no Centro de Recuperação Feminino de Santarém (CRFSTM).

A obra é uma parceria entre a SEAP e a Central de Medidas e Penas Alternativas (CEMPA), vinculada à Vara de Execução Penal da Comarca de Santarém. A reforma e ampliação teve apoio direto do juiz de direito Flávio de Oliveira Lauande e da promotora de Justiça Dully Sanae Araújo Otakara.

As obras de ampliação e reconstrução da Escola Penitenciária iniciaram em junho de 2021 e envolveram a construção de quatro novas salas de aula, além de uma biblioteca, um laboratório de informática e a sala dos professores.

Presente na solenidade e iniciando uma série de visitas às unidades prisionais do Pará, o titular da SEAP, Cel PM Marco Antônio Sirotheau, destacou as transformações pelas quais o sistema penitenciário paraense vêm passando desde sua criação, focado principalmente na ressocialização de custodiados.

O secretário Sirotheau ressaltou que as unidades prisionais não podem ser meros “depósitos de pessoas”, pois um dia os internos retornarão para a sociedade. “Visando essa questão, nós teremos um secretário adjunto exclusivo para a ressocialização, e, em cada complexo prisional, um diretor de ressocialização dará suporte às unidades daquela região, e essa é uma ideia coletiva, que já foi levada ao governador e ele prontamente acatou”, afirmou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?