16/01/2023 às 11h19min - Atualizada em 16/01/2023 às 13h30min

Bebê internada há quase 50 dias ganha 'mêsversário' e ensaio fotográfico

Ana Marjorie faz tratamento de broncopneumonia e tem previsão de alta para os próximos dias

Agência Pará
Ana Marjorie internou com quadro de broncopneumonia, apresentando febre persistente e tosse. (Foto: Divulgação)
 

Uma festa com direito a balões, registros fotográficos, bolo e até presentes marcou os cinco meses de vida da pequena Ana Marjorie. A comemoração, com ar intimista, mas feita com muito amor, foi proporcionada dentro do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, nesta quinta-feira (12). 

Internada na unidade desde o dia 25 de novembro de 2022, para tratar uma broncopneumonia, o desejo latente da mãe da bebê, a dona de casa Joyce Maciel, de 26 anos, em comemorar o “mêsversário” da filha, foi atendido pela equipe multiprofissional da pediatria, em conjunto com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). 

Ao apresentar uma tosse constante, a mãe, imediatamente, procurou  atendimento no Pronto Socorro Infantil do HRAS. Porém, jamais imaginaria que a menina fosse receber o diagnóstico de broncopneumonia e precisaria ficar internada para realizar o tratamento com urgência.    

“Passamos por muitos momentos difíceis com ela aqui no hospital, e agora, que está se recuperando bem. Por isso, temos de celebrar essa vitória. Fiquei muito feliz com tudo que prepararam no Hospital. Em casa a gente sempre comemorava com uma festinha ou um passeio, cada mês de vida”, comentou.

Realização - A psicóloga do HRAS, Ocilene Fernandes, foi a primeira pessoa a quem a mãe manifestou sua vontade em comemorar, de alguma forma, o ‘mêsversário’ da menina. Ao saber do desejo, logo a profissional mobilizou a equipe para acolher o pedido. “Fazer a comemoração simbólica do aniversário de uma criança, não só busca minimizar o sofrimento da família com uma longa internação, mas assegura e legitima os afetos da relação mãe-filha como recurso de cuidado. Afinal, o paciente sempre é o amor da vida de alguém”, frisou.

Tratamento- Ana Marjorie internou com quadro de broncopneumonia, apresentando febre persistente e tosse. Posteriormente, ela ficou com dificuldade de deglutição, não tolerando a dieta ofertada (fórmula), além de passar por alguns episódios de náuseas e regurgitação. Em uma dessas circunstâncias, houve broncoaspiração, necessitando de suporte de oxigênio. A criança chegou a ser encaminhada para a sala vermelha.

“Quando ela retornou para a clínica se alimentando por sonda. Assim, foi feita uma nova avaliação com a fonoaudióloga. Então, foi realizado estímulo de dieta por via oral (chuca) com resultado muito satisfatório. Esta semana foi retirada a sonda, pois está progredindo bem com a dieta, com previsão de alta para os próximos dias”, contou a enfermeira assistencial da clínica pediátrica, Susanny Brito. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?