16/01/2023 às 13h24min - Atualizada em 16/01/2023 às 16h30min

Abelardo Santos conta com fisioterapia para grávidas durante o trabalho de parto

Unidade atua no pronto-atendimento obstétrico de média e alta complexidade

Agência Pará
A fisioterapia no parto é oferecida no hospital Aberlardo Santos que fica em Icoaraci. (Foto: Agência Pará)

Durante o trabalho de parto, a atuação de uma equipe multiprofissional é necessária para garantir segurança e conforto à mãe que está prestes a dar à luz. No Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, o acompanhamento de fisioterapeutas surge como uma ferramenta eficaz para um parto humanizado e natural, por meio de exercícios físicos específicos que auxiliam na diminuição da dor e num processo de parto mais rápido.

“O fisioterapeuta objetiva promover a saúde física dessa gestante, valorizando a sua autonomia e a colocando como protagonista do seu próprio parto. Além de orientações sobre o funcionamento do assoalho pélvico, posições e exercícios de respirações, utilizamos métodos não farmacológicos para o alívio da dor, como aromaterapia, banhos de água quente, bolsas térmicas e outros”, é o que explica Rayane Carpina, fisioterapeuta obstétrica atuante no HRAS.

Ainda de acordo com a profissional, o Hospital Abelardo Santos é um dos únicos hospitais públicos a disponibilizar um atendimento fisioterapêutico nas salas de partos natural. “A assistência inicia com orientações, fazendo com que a futura mãe possa entender a sua consciência corporal, o que ajudará muito durante o parto. Montamos um ambiente para que o momento seja humanizado e lembrado com carinho por ela. Esse preparo físico e mental é imprescindível para a evolução do parto”, afirmou.

A enfermeira obstétrica Thalita Beltrão, supervisora do setor, explica que a equipe do Abelardo Santos é constantemente treinada para promover um parto seguro e com a garantia de que as escolhas da mulher sejam atendidas. “Por isso, nossa equipe multiprofissional tem um papel fundamental na assistência ao parto. As pacientes são acolhidas de uma forma humanizada, com uma assistência segura, tanto nos exercícios para alívio da dor e evolução do trabalho de parto, como na assistência imediata ao recém-nascido”, orientou a profissional. 

Momento eternizado – A microempresária Nathaly Barreto lembrará para sempre do dia em que teve a filha Ana Luísa, em um parto natural e totalmente humanizado, realizado no HRAS. “Fomos acolhidos pela equipe desde o primeiro momento que chegamos no hospital. Sempre respeitando o meu tempo e a forma como eu me sentia mais confortável para parir. Com o acompanhamento da fisioterapia, me senti mais calma, menos ansiosa, não me concentrando na dor que estava sentindo. Percebi que a equipe realizou o parto de todo o coração”, disse Nathaly, agradecida. 

Quem também passou por boas experiências foi a Amanda Loureiro, de 27 anos. Após quase 30 horas em trabalho de parto, ela teve o seu bebê em um parto natural. “Durante todo o processo, tivemos o apoio da equipe, que foi essencial para minimizar minhas dores físicas e até psicológicas. A fisioterapeuta me acompanhou do início ao fim, sempre me orientando a fazer os exercícios de respiração”, afirmou Amanda.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?