28/11/2019 às 12h46min - Atualizada em 28/11/2019 às 12h46min

Breves completa 169 anos neste sábado (30)

Festa, no entanto, começa nesta quinta-feira (28)

belem.com.br
Andreza Gomes (jornalista do www.belem.com.br)
Sant’Anna é a padroeira do povo Brevense. Ao chegar à cidade, o visitante é logo acolhido por uma imagem gigante que fica na orla (Foto: Marco Santos/ Agência Pará)
   
Neste sábado (30), uma das cidades mais acolhedoras do Arquipélago do Marajó está em festa. É o município de Breves, conhecido como a capital das Ilhas, que completa 169 anos de fundação. Para marcar a data, uma grande programação, organizada pela prefeitura do município, começa nesta quinta-feira (28).
 
Para chegar até a cidade saindo de Belém são doze horas de barco e 30 a 45 minutos de avião. Breves tem uma população estimada em 99.896 habitantes e a principal atividade econômica é o extrativismo, principalmente do açaí. Na cidade, também é desenvolvida a agricultura familiar e a pecuária, podendo se destacar a criação de gados, búfalos e suínos.
 
Povo brevense – Filha de Breves há 48 anos, dona Socorro Jardim, conta que a cidade natal é muito hospitaleira e tem muito a oferecer em relação ao turismo. “Sempre vivi aqui em Breves, só saio para conhecer outros lugares”, conta.
 
Ela acrescenta que a mata densa e natural da região, os igarapés e as trilhas das propriedades particulares são atrativos turísticos. “Mas, no entorno do município, as comunidades ribeirinhas são algo muito bom de conhecer, pois além de ter contato com a natureza, você conhece a realidade de um povo e que infelizmente não é uma realidade muito boa, porque são lugares onde existe a questão da pobreza e falta de infraestrutura, mas conhecer a cultura do local, isso é interessante, é uma parte do Brasil conhecida por poucos Brasileiros”, ressalta.
 
A professora diz ainda que se fizermos uma pesquisa pelos municípios do Marajó “Breves é o município que mais se destaca pelo maior número de habitantes. Temos um Hospital Regional, campus da UFPA (Universidade Federal do Pará), IFPA (Instituto Federal de Educação do Pará) e, em breve, da Uepa (Universidade do Estado do Pará). Temos Fórum, Comarca, aqui em nossa cidade tivemos a presença de ministros, presidente. Então tudo que envolve o desenvolvimento de outros municípios a partir de decisões e grandes reuniões, sempre acontece em Breves. A estrutura do município é uma das melhores que nós temos na região do Marajó para suportar esses eventos”, completa.
 
Letras e Artes – O professor Vanderlei Castro é uma das figuras ilustres da cidade de Breves, membro da Academia Paraense de Literatura de Cordel, e está coordenando a terceira edição da Feira do Livro Brevense, que se encerra nesta quinta-feira (28), e que tem como tema: “Literatura Marajoara, rios da resistência”.
 
Ele conta que o evento é uma iniciativa de algumas pessoas que lutam pela valorização e incentivo à leitura e descoberta de talentos nas diversas áreas artísticas. “Na abertura do evento, contamos com a presença do poeta e professor João de Castro Ribeiro, vice-presidente da Academia Paraense de Literatura de Cordel e Coordenador Artístico Cultural da UFPA. O poeta brevense Ubiracy Arnóbio Ferreira da Conceição é homenageado este ano”, explica.
 
Quando perguntado que presente daria para sua cidade natal, o professor afirma que “daria de presente à Breves: Água de qualidade para todos os moradores. Você sabe que água é vida”. Em relação ao turismo, ele acrescenta que o setor ainda não é muito bem explorado na cidade. “Breves tem um potencial turístico. Minha filha é formada na área pela UFPA, fez concurso aqui em Breves, se especializou em turismo e até hoje não conseguiu a valorização no município”, conta.
 
Devoção – Sant’Anna é a padroeira do povo Brevense. Ao chegar à cidade, o visitante é logo acolhido por uma imagem gigante que fica na orla. A festividade da padroeira acontece no mês de julho.
 
Em Breves, também é possível encontrar na cultura as danças folclóricas e o artesanato. No mês de junho, tem um evento chamado Forrozão Marajoara, que reúne pessoas dos municípios da região.
 
Festa – Em comemoração ao aniversário de Breves, a programação da prefeitura, no PalcoMix, começa nesta quinta-feira (28) com a apresentação de várias atrações locais.
 
Na sexta (29), acontece o esperado desfile da Miss Breves 2019, com a participação de nove candidatas. Atrações musicais como Major Lock, Edu Souza e Luan Cássio também fazem parte da programação.
 
No sábado (30), a grande atração nacional, Léo Santana, vai comemorar junto com a população esse momento especial em alusão aos 169 anos da cidade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?