19/01/2023 às 11h00min - Atualizada em 19/01/2023 às 11h00min

Ação com pets faz a alegria de pacientes no Hospital Metropolitano

A iniciativa é voltada para o público infantil e é intitulada "Pet Terapia"

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Como a Pet Terapia, diversas ações são realizadas dentro do HMUE para levar entretenimento para pacientes e acompanhantes. (Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará)

                                                                                                                                                                                                   
Muitos sorrisos marcaram a manhã de crianças internadas no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, nesta quarta-feira (18). Os pequenos receberam a visita do cão Alecrim, animal treinado para visitar instituições de saúde do Estado, e se divertiram.

A ação Terapia Assistida por Animais (TAA), mais conhecida como Pet Terapia, é realizada pelo Setor de Humanização do HMUE, em parceria com a coordenação do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), e faz parte de um calendário de atividades programadas para serem realizadas durante todo o ano.

“O nosso objetivo é, além de oferecer tratamento para que nossos pacientes retornem para seus lares bem e saudáveis, tornar a ambiência no Metropolitano a mais agradável e empática possível. Com certeza, essas crianças sairão daqui e lembrarão do momento vivenciado nessa e em outras ações”, diz a supervisora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e Humanização do Hospital Metropolitano, Roberta Kelly.

Entre os pequenos que participaram da atividade está Arielle Silva, de três anos. O sorriso no rosto e os pulinhos de alegria não escondem a felicidade vivenciada pela menina. “Que lindo, eu estou feliz e quero levar ele para casa”, comentou.

Todo o entusiasmo vivido por Adrielle fez com que Antônio Amadeus Faustinho, 42, pai da menina, se emocionasse. “Que momento especial. Antes de vir para o Metropolitano, a minha filha foi desenganada por médicos e olha só agora, ela está bem, viva e brincando com esse cachorro, que eu jamais imaginei encontrar aqui dentro. É uma felicidade sem tamanho, nem sei expressar. Agradeço muito”, afirma.

O momento rendeu uma promessa do autônomo, que veio de Tailândia, nordeste do Pará, com a filha: assim que retornar para casa, eles adotarão um cachorro. “Eu nem sabia que ela gostava tanto, quando retornarmos para casa, vou adotar um bichinho para fazer companhia para ela e os irmãos”, disse.

No Hospital, o animal esteve na companhia da tutora, soldado do Batalhão de Ação com Cães (BAC) da Polícia Militar do Pará, Laís da Silveira Fernandes.


Rede de cuidado

Como a Pet Terapia, diversas ações são realizadas dentro do HMUE para levar entretenimento para pacientes e acompanhantes, além de tornar mais ameno o processo de hospitalização. Entre elas, a musicoterapia, que leva a música para diversas alas da unidade; a gameterapia, que alia jogos digitais ao tratamento de reabilitação e o Reconexão, que oportuniza o reencontro de internados de longa permanência com crianças.

“Além de oferecer uma assistência de excelência, focada na atenção ao tratamento e recuperação dos pacientes, os esforços das nossas equipes estão voltados também para oportunizar ambientes que minimizem sentimentos negativos trazidos pela hospitalização. Com mais essa ação, é possível comprovar isso”, afirma o diretor assistencial do HMUE, Clóvis Guse.


O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergencia

Referência no tratamento de média e alta complexidades em traumas para a região Norte, o Hospital Metropolitano pertence à rede de Saúde Pública do Pará e é gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). 

Com 208 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica (exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras), além de leitos de UTI, o HMUE recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, dos diferentes municípios do Pará e também de outros Estados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?