Dona Maria da Conceição é dona de casa e moradora do bairro Centro, no município de Abaetetuba, e foi uma das primeiras pessoas a chegar na fila para o cadastramento do “Água Pará”, programa social da Companhia de Saneamento do Estado (Cosanpa) que, por meio do Governo do Pará, beneficia famílias de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade social com o custeio do consumo de água durante o período de dois anos.
“Eu espero ser contemplada porque é um benefício que preciso muito, principalmente porque vivo do Bolsa Família, e essa ajuda do Governo do Estado vai facilitar muito a minha situação. O que pago com a água, vou poder comprar comida, medicamento, vai me servir muito”, finalizou.
Ela e centenas de pessoas se dirigiram ao ponto de cadastramento no município, localizado na Praça da Bandeira, em frente à Prefeitura e a Caixa Econômica, para garantir o cadastramento. A ação iniciou na última quinta-feira (19), e segue até o próximo domingo (22), sempre de 8h às 18h.
De acordo com a diretora de Gestão de Pessoas e Logística da Companhia, Fernanda Paes, “a estimativa é que mais de 600 famílias sejam atendidas nesse período em que as equipes da Cosanpa estão realizando o cadastramento aqui na cidade. A água significa saúde e qualidade de vida para a população”, pontuou Fernanda.
O objetivo é que todas as cidades atendidas pela Companhia recebam a iniciativa para cadastrar os interessados em fazer parte do programa social. Os moradores de Abaetetuba que tiverem interesse em adquirir o benefício devem ir até ao local para realizar o cadastro.
“Vamos esperar todos os cidadãos de Abaetetuba para fazer o seu cadastro e se beneficiar pelo 'Água Pará'. O programa garante o pagamento das contas de água de famílias que consomem cerca de 20 mil litros de água, apurado com base na média dos últimos seis meses. O consumo excedente aos 20 metros cúbicos garantidos pelo programa é pago pelo consumidor”, finalizou Robson Querino, coordenador operacional do programa.
Cadastro - Para ser beneficiado, é necessário ter inscrição no CadÚnico e o registro da conta de água com a mesma titularidade de CPF. Para as famílias que têm registro no CadÚnico e são clientes da Cosanpa basta comparecer até um dos polos com os seguintes documentos: originais e cópias do RG e CPF, uma conta da Cosanpa, comprovante de residência, cartão do programa Auxílio Brasil ou resumo do CadÚnico.