21/01/2023 às 09h29min - Atualizada em 21/01/2023 às 09h29min

Prefeitura de Belém entrega 300 títulos de moradias na Condor

Os documentos foram entregues pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pelo ministro das Cidades, Jader Filho

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Belém
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o ministro das Cidades, Jader Filho, participaram do ato. (Foto: Marcos Barbosa / Ag. Belém)

                                                                                                                                                                   
A Prefeitura de Belém entrega 300 títulos de propriedade na Condor e vira referência nacional na área da regularização. Os moradores do bairro da Condor comemoraram a entrega, pela Prefeitura de Belém, de 300 títulos de propriedade. Os documentos foram entregues pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pelo ministro das Cidades, Jader Filho, na Usina da Paz, bairro do Jurunas, na noite desta sexta-feira (20). 

O ministro também anunciou a intenção de o governo federal usar o programa de regularização (feito pela gestão municipal) como referência para projetos na área da regularização em todo o país.

A regularização fundiária faz parte do programa Terra da Gente, promovido pela Prefeitura por meio da Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem), em cooperação com o governo do Estado do Pará. 


Famílias beneficiadas

"A parceria da Prefeitura de Belém com o governo do Estado, neste programa Terra da Gente, já atingiu mais de 10 mil famílias”, informa o prefeito Edmilson Rodrigues. “E ano que vem podemos chegar à meta de 20 mil, com a parceria do governo federal: a parceria do presidente Lula e de um ministro paraense". 

Morador da Condor há 36 anos, Marco Antônio Silva, de 53 anos, comemorou a segurança de ter regularizada a casa própria. “Essa ação foi muito boa para todos nós, é um respaldo que agora temos perante a sociedade: de termos o nosso título de posse, o nosso título de terra, a casa própria. Eu estou muito feliz, eu e a minha família, com essa segurança”.


Belém é referência nacional

Durante a entrega, o ministro das Cidades, Jader Filho, destacou a importância do trabalho de regularização e anunciou, então, que o programa da Prefeitura de Belém vai ser usado como referência pelo governo federal para projetos na área da regularização no Brasil. 

"Tenho conversado com o prefeito Edmilson Rodrigues para que essas experiências realizadas aqui em Belém possam ser levadas a todo Brasil”, destacou o ministro. “O presidente Lula tem essa sensibilidade grande com a habitação e me pediu para voltar com o Minha Casa, Minha Vida e realizar outros projetos como é a regularização fundiária. E com essa experiência e o diálogo com a Prefeitura de Belém (e com outros entes federativos) vamos criar novos projetos para essa área de forma nacional", anunciou Jader Filho. 

Segundo o prefeito Edmilson Rodrigues, a cidade de Belém se tornou, de fato, referência na área da regularização. "O ministro vai criar um programa de regularização fundiária no seu ministério. Um programa nacional vai ser criado e Belém tá sendo chamada a colaborar como uma referência, sendo a principal no Brasil", reforça Edmilson.


Entregas 

Só neste mês de janeiro, a Prefeitura de Belém vai entregar mais de 900 títulos de propriedade em vários bairros de Belém, como Condor, Fátima e Jurunas. 

A autônoma Doralice da Conceição, de 42 anos, moradora da Condor, era só felicidade com a confirmação: “É um sentimento de agradecimento muito grande que eu e a minha família temos por essa ação do prefeito. No momento, eu não tinha esse dinheiro para arcar com toda essa despesa, então eu estou muito grata, me sinto muito agradecida e segura com toda a documentação do nosso imóvel: agora, sim, ele vai passar a ser valorizado”, comemorou Doralice. 

O diretor-presidente da Codem, Lélio Costa, destacou o trabalho de regularização no bairro da Condor. "Um bairro histórico que sofreu muito durante a sua ocupação. Com a aliança com o governo federal, vai ser muito bom. Hoje, estão sendo beneficiadas mães e mulheres trabalhadoras".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?