26/01/2023 às 15h00min - Atualizada em 26/01/2023 às 15h00min

Força-tarefa apreende 4 mil caranguejos capturados durante o defeso

A apreensão ocorreu no município de Curuçá

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
A operação prossegue em outros municípios da região. (Foto: Divulgação / Ag. Pará)

                                                                                                                                 
Uma ação conjunta, denominada Operação Suatá, mobilizando agentes da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), apreendeu cerca de 4 mil caranguejos, que estão em período de reprodução (defeso), em Curuçá, município do Nordeste do Pará.

A apreensão ocorreu na terça-feira (24), na Unidade de Conservação Federal Reserva Extrativista Mãe Grande Curuçá. Não houve autuação porque os infratores fugiram por entre o manguezal.Segundo a delegada Soranda Nascimento, diretora da Demapa, o período do defeso foi criado para proteger os caranguejos na época de reprodução da espécie, quando os animais saem dos manguezais e ficam mais vulneráveis. “Estamos com diversas frentes no combate a ações criminosas contra o meio ambiente e de proteção animal. As diligências vão continuar para dar cumprimento às determinações legais e fiscalizar as práticas criminosas”, garantiu a delegada.

Durante a ação foram abordadas embarcações com apoio de lanchas do ICMBio, e apreendidos 4.500 caranguejos. A operação prossegue em outros municípios da região. Todos os animais apreendidos foram devolvidos ao habitat natural em Curuçá, como determina a legislação ambiental.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?