O Governo do Pará entregou em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (25), 21 veículos entre motocicletas, lanchas e carros para reforçar a atuação das equipes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA) em 20 municípios, que no total, atendem 8.250 famílias agricultoras.
Em 2022, a Emater assistiu 72 mil Unidades de Produção Familiar com elaboração de Cadastro Ambiental Rural, projeto de crédito rural e de crédito fundiário, emissão de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Dap), documento de acesso a políticas públicas como o Programa de Alimentação Escolar (Pnae), entre outros serviços especializados.
"É fundamental que possamos ampliar a cobertura da assistência técnica rural, partindo da vocação do nosso Estado, particularmente com um olhar para a agricultura familiar, levando em conta as nossas realidades, seja através de embarcações, bem como em carros e motos servindo aos nossos colaboradores da assistência técnica reforçando a presença da Emater, e a relevância da assistência técnica para potencializar a produção rural do Pará", afirmou Helder Barbalho, governador do Estado.
Os equipamentos irão garantir o aparelhamento das equipes técnicas nos escritórios de Ananindeua, Marituba, na Região Metropolitana; Capanema, Marapanim, Maracanã, no nordeste paraense; Prainha, Aveiro, Oriximiná, Óbidos, no oeste paraense; Portel, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Breves, Gurupá, Santa Cruz do Arari, Anajás, Muaná, no Marajó; e Jacundá, Marabá, e Altamira, na região sudeste do Estado.
"Esses veículos vêm para fortalecer nosso atendimento a 800 famílias de agricultores familiares de áreas periurbanas, comunidades rurais, e em 13 ilhas. Neste contexto, a motocicleta e a lancha possibilitam uma melhor locomoção dos técnicos", explica o coordenador da Emater em Ananindeua, Wanderley Ribas.
Produtora da Ilha de João Pilatos, Ananindeua, Elizangela Silva ressaltou o trabalho do órgão estadual. "Nossa associação trabalha com a produção de hortaliças e de açaí. A Emater local nos assiste com orientação técnica constante, incluindo assessoria ao associativismo, de educação ambiental, além de que obtivemos crédito rural e acesso a comercialização pela merenda escolar municipal com apoio dos técnicos", disse a integrante da Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais da Ilha de João Pilatos, que representa 90 famílias.
A meta da diretoria executiva da Empresa é, com esses investimentos que totalizam R$ 4 milhões, incrementar em mais de 50% a prestação dos serviços especializados em ciências agrárias e humanas ao público da agricultura familiar.
"No ano passado, realizamos mais de 210 mil atendimentos de assistência técnica ao público da agricultura familiar paraense e para 2023 devemos superar a marca de 300 mil atendimentos", destacou Rosival Possidônio, presidente da Emater
Presente ao evento, o deputado estadual Fábio Freitas elogiou o investimento. "Precisa realmente destes equipamentos para a Emater atender os agricultores familiares. O Governo do Estado, através deste gesto, mostra a importância da nossa agricultura familiar".