28/01/2023 às 11h00min - Atualizada em 28/01/2023 às 11h00min

OS para reforma e requalificação do Mercado de São Brás é assinada

A cerimônia de assinatura foi realizada em frente ao Mercado, nessa sexta-feira (27)

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Belém
Serão investidos R$ 50 milhões, recurso garantido pela Prefeitura de Belém, por meio de Financiamento da Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcos Barbosa / Ag. Belém)

                                                                                                                                      
As obras do Mercado de São Brás foram iniciadas, após a Ordem de Serviço (OS) assinada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, nessa sexta-feira (27), para a reforma e requalificação do espaço.

A cerimônia de assinatura foi realizada em frente ao Mercado, que será requalificado, com área de lazer, restaurantes, mezanino, além de espaços para manutenção dos cerca de 300 permissionários e artesãos, que trabalham no local em regime de concessão concedida pelo poder público municipal.

"Não é apenas uma obra de restauro, mas de requalificação de uma arquitetura portentosa. Demonstra, assim, a nossa capacidade, enquanto povo, de fazer grandes obras, com grande qualidade, com estética realmente reconhecida e, ao mesmo tempo, uma obra monumental feita em pouco tempo. Nós vamos devolver o Mercado de São Brás, mantendo a tradição, as vendedoras de erva, os que amolam faca, os que consertam sapato, os que vendem CD, os que vendem móveis, todos estão inseridos no projeto", declarou o prefeito Edmilson Rodrigues. 


Serviços

A empresa vencedora da licitação para a requalificação do Mercado de São Brás, Multisul Engenharia S/S Ltda, já iniciou as obras. Serão investidos R$ 50 milhões, recurso garantido pela Prefeitura de Belém, por meio de Financiamento da Caixa Econômica Federal. O prazo para execução da obra é de 18 meses.

"Nós conseguimos empréstimo na Caixa Econômica, isso para nós é uma prioridade. Porque é memória, é arquitetura, é urbanismo, é lazer, é turismo e é emprego na obra, é emprego pra feirantes, para as pessoas que fornecem para os feirantes", destacou o prefeito.


Permissionários

Durante a principal fase da obra, os permissionários serão remanejafos para um prédio que fica localizado próximo ao mercado. Cerca de 300 trabalhadores atuam no espaço.

Um deles é a feirante Rosana Martins, que também é membro da Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis), criada pela Prefeitura para o acompanhamento dos serviços. "Passamos anos de sofrimento, mas a esperança nunca nos abandonou. Agora é um momento de alegria. Ver esse Mercado revitalizado para reconstruir essa história. Sabemos que todo remanejamento não é fácil, mas teremos que ter paciência. Vamos fiscalizar a obra e vamos ser parceiros dessa empresa e da Prefeitura", comentou.


Referência

Na reforma e requalificação do Mercado de São Brás serão criados mezaninos, que poderão ser acessados por elevadores e escadas rolantes. Será um espaço de negócios e lazer, para a população da cidade e para os turistas. A reforma também permitirá reforçar a culinária de Belém, município que, desde 2015, detém o selo de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), sob responsabilidade administrativa da Companhia.

"Com a reforma do Mercado de São Brás, por tudo que ele representa e como ele será modernizado, o espaço vai virar referência para todo o Brasil", comentou o diretor-presidente da Codem, Lélio Costa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?