09/02/2023 às 08h49min - Atualizada em 09/02/2023 às 10h00min

Estado promove capacitação profissional a custodiados

Os cursos foram oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Sectet

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag.Pará
Os cursos foram oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Sectet. / Foto: Uchoa Silva-Ag.Pará

Promover a reinserção social através da educação, trabalho e qualificação profissional tornou-se um dos pilares de atuação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Muito mais do que prover a custódia de pessoas privadas de liberdade (PPL), a secretaria vem desenvolvendo uma política para redução da reincidência criminal através de ações de educação e trabalho. Hoje, mais uma etapa dessas ações foi concluída na Central de Triagem Metropolitana II (CTM II) e no Centro de Recuperação Feminina (CRF), em Ananindeua.

Na ocasião, 40 PPLs, 20 no CTM II e outras 20 no CRF, concluíram os cursos da área de estética oferecidos pela SEAP em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). Os cursos foram de Modelagem e Henna para Sobrancelhas e Unhas Decoradas para os custodiados da primeira unidade e de Técnicas Básicas de Maquiagem para o CRF.

A diretora do CTM II, Ruth Helena Benassuly, durante o evento de entrega dos certificados lembrou aos custodiados e custodiadas do público LGBTQIA+ que os cursos disponibilizados são um caminho para a mudança de vida de muitos internos. “Não é somente para a questão da autoestima, mas são o início de uma qualificação. Esperamos que possam dar continuidade aos seus estudos aqui e depois lá fora”, ressaltou a diretora.

Mantendo o nível da conversa com os concluintes dos cursos, a Coordenadora de Educação Prisional da Diretoria de Reinserção Social (DRS), Patrícia Sales, destacou que a qualificação adquirida na unidade, permitirá que no futuro eles possam empreender e iniciarem um negócio próprio fora da prisão. “O setor de estética tem uma alta rentabilidade. Além de permitir a remissão de pena, os cursos que vocês participam oferecem a possibilidade da qualificação profissional para cada um”, lembrou a coordenadora.

Livia Paiva, representante do Senac, exaltou a dedicação dos participantes, destacando que são cursos de custo elevado, dada a procura  e crescimento do setor de estética. Segundo ela, o Senac está de portas abertas para oferecer novos cursos para os internos. “Isso vai permitir que vocês possam acrescentar esses novos conhecimentos na qualificação pessoal, seguir em frente com novos cursos e que vocês não precisem depender de uma empresa no futuro, mas sim criar ou montar seus próprios negócios”, afirmou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?