14/02/2023 às 13h03min - Atualizada em 14/02/2023 às 13h45min

Theatro da Paz completa 145 anos na próxima quarta-feira (15)

Programação de aniversário inclui apresentações da Amazônia Jazz Band (AJB)

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag.Pará
Programação de aniversário inclui apresentações da Amazônia Jazz Band (AJB). / Foto: Augusto Miranda-Ag.Pará

A primeira casa de espetáculos construída na Amazônia, durante o período áureo do Ciclo da Borracha, quando ocorreu um grande crescimento econômico na região, o Theatro da Paz completa 145 anos na próxima quarta-feira (15). A data, que também celebra o aniversário do maestro e compositor paraense Waldemar Henrique, um dos maiores expoentes da música produzida aqui, que se estivesse vivo completaria 118 anos, terá uma programação de aniversário que inclui apresentações da Amazônia Jazz Band (AJB) e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) a partir das 20h, no Theatro da Paz.

Com as portas abertas ao público em 15 de fevereiro de 1878, o Theatro é a mais completa tradução da arquitetura neoclássica. Com fachada imponente, colunas gregas, bustos de mármore, lustres de cristal, espelho de cristal francês, piso em mosaico de madeiras nobres, além das belíssimas pinturas que embelezam seu interior, afrescos nas paredes e teto, dezenas de obras de arte, gradis e elementos decorativos revestidos com folhas de ouro, o Da Paz é conhecido por apresentar acústica perfeita.

Passados 145 anos, o Da Paz tem muitos motivos para comemorar. Um deles, visto à olho nu, é encontrar-se em ótimo estado de conservação, o que é uma difícil tarefa em um ambiente úmido e quente como Belém. Outro motivo é o aumento do valor simbólico do teatro, que nesses últimos anos ganhou mais notoriedade internacional, com reconhecimento público de sua importância por entidades internacionais especializadas. 

Para Daniel Araújo, diretor do Theatro, a sociedade também deve se orgulhar pela conquista da democratização do acesso. “A nossa luta diária também é pela troca do paradigma norteador de nossas ações, colocando o amor e a humanização à frente, a exemplo do projeto Sons de Liberdade, que é uma das atividades de extensão, que leva o TP para muito além de seus muros, chegando ao Sistema Penitenciário e atingindo seus egressos com oficinas de capacitação voltadas às artes performáticas que objetivam a reinserção ao mercado de trabalho, por meio da cadeia produtiva da ópera”.

“Talvez uma das conquistas mais importantes seja estar em atividade desde sua inauguração. Este feito é raro no país e nesse momento há que se reconhecer o trabalho de todos e todas que ajudaram o TP a construir e manter acesa a chama da beleza e da arte mesmo em tempos difíceis. Há mesmo que celebrar esse momento, e com muito orgulho”, completou.

Quando perguntado sobre os próximos 145 anos do Theatro da Paz, Araújo responde com firmeza. “Nesse momento em que o bastão da história passa por nossas mãos, o plano é cuidar muito bem dele, com muito carinho e respeito por esse monumento que abriga e abrigou tantos sonhos e talentos, deixando-o impecável para chegada de seus 290 anos” finalizou.

Programação de aniversário - A comemoração de aniversário do Theatro da Paz será marcada pelas apresentações especiais dos corpos artísticos da casa de espetáculo. Na noite desta quarta-feira (15), a Amazônia Jazz Band (AJB) traz um repertório baseado na obra de Waldemar Henrique e na noite do dia 16, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) se apresenta com o Carnaval Sinfônico. As duas atrações ocorrem às 20h, no palco do Theatro da Paz. A iniciativa é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?