16/02/2023 às 16h00min - Atualizada em 16/02/2023 às 16h00min

Prefeitura de Belém entrega primeira escola com uso de energia renovável

A inauguração ocorrerá nesta sexta-feira (17), às 9h

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Belém
O espaço fica localizado no bairro de São Brás, em Belém. (Foto: Joyce Ferreira / Ag. Belém)

                                                                                                                                             
Nesta sexta-feira (17), às 9h, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), acompanhado da secretária Municipal de Educação em exercício, professora Araceli Lemos, além educadores e educadoras, inaugura mais uma escola totalmente reformada e revitalizada: a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Benvinda de França Messias, no bairro de São Brás. O espaço será a 18ª escola inaugurada nesses dois anos de gestão, de um programa de reforma e revitalização da rede física municipal, que inclui obras e serviços em 83 unidades educativas. 


Sustentabilidade

A escola será a primeira da rede municipal de ensino com energia fotovoltaica, com a instalação de 120 placas em todo o prédio. A previsão é de que mais 60 unidades educativas sejam contempladas com sistema de energia solar, limpa e renovável. Ela seguirá o conceito de “Escola Inteligente”, onde equipamentos e tecnologias avançadas serão utilizados para auxiliar o processo educacional, com serviços de internet instalados em toda a escola.

Investimentos

A Prefeitura de Belém investiu R$ 590.531,55 aplicados nos serviços de revisão elétrica e de cobertura, climatização, reforma da quadra e do auditório, assegurando a conservação das características arquitetônicas do prédio, e garantindo mais conforto e segurança à comunidade escolar.

Vale destacar que a Benvinda de França Messias é patrimônio cultural de Belém. Ela foi incluída na relação do anexo VII da Lei Nº 7.709/94, de 18 de maio, entre os bens culturais tombados na capital paraense. A escola atende a 540 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite.


Homenageada

Na reinauguração, a Escola Benvinda de França Messias prestará homenagem a uma de suas filhas ilustres: a aposentada Marizete Correa de Jesus, mãe solo da Moema, avó da Clarice e do William, e com 32 anos de relevantes serviços prestados à escola, onde, diz ela, acompanhou a evolução da educação tradicional para uma educação em ciclo.

Fruto da escola pública, Marizete coleciona no currículo pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa e Análise Literária pela Universidade do Estado do Pará, e graduação em Letras/Espanhol pela Universidade da Amazônia. Ela integrou o primeiro conselho escolar da rede municipal de educação e organizou a primeira eleição direta para diretor de escola em defesa da gestão democrática.

Em 1982, a professora passa a integrar o quadro do magistério da Secretaria Municipal de Educação (Semec), atuando à época na chamada pré-escola (Educação Infantil, 4 e 5 anos), que funcionava nas praças da Belém. E em 1983 foi contratada na Escola Professora Benvinda de França Messias, sob a direção à época da professora Maria Lúcia Cavaleiro de Macedo e coordenação da educação infantil sob responsabilidade da professora Nazaré Mendonça.

De lá pra cá, houve muitas mudanças no espaço físico da escola, conta Marizete.

As lousas, por exemplo, eram todas de cimento queimado. Não tinha banco e nem mesas para o lanche. A água para o consumo da merenda era retirada da torneira direto para os filtros de barro.O professor só dispunha do giz e da voz para ministrar aula.

Depois chegaram o mimeógrafo a álcool, a era tecnológica e um mundo conectado. “Hoje tenho alunos médicos, engenheiros, advogados, e o ambiente virtual nos aproxima para matar a saudade dos tempos de escola. É tão bom ouvir: Eu fui seu aluno!”

Outra homenageada será a secretária escolar Eliete do Socorro Kemper Maria Souza, servidora da escola desde 1991 e que já passou por oito gestões escolares. Para ela, são 32 anos de aprendizado diário, construindo amizade com a comunidade escolar, que a reconhece como uma figura humana.

Para celebrar esta nova fase, a escola fará uma linda apresentadção do coral de flauta doce infanto-juvenil.  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?