18/02/2023 às 11h00min - Atualizada em 18/02/2023 às 11h00min

Prefeitura de Belém realiza serviços de educação ambiental na Terra Firme

Os agentes da Sesan orientaram os moradores locais

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Belém
Além do trabalho de educação ambiental, os agentes da Sesan também fazem a fiscalização. (Foto: Ascom / Sesan)

                                                                                                                                                           
Educação ambiental é um dos focos da atual gestão municipal, visando manter a cidade limpa e com mais qualidade de vida para a população. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), concluiu nesta sexta-feira, 17, o trabalho de recuperação asfáltica da avenida Celso Malcher, uma das principais vias do bairro da Terra Firme, e logo em seguida equipes de educação ambiental se agruparam por toda a avenida intensificando o serviço de orientação aos moradores e comerciantes do bairro de porta em porta.

Os agentes da Sesan orientaram os moradores locais sobre o descarte correto de resíduos sólidos, coleta regular de lixo, coleta seletiva e outras atitudes que colaboram com o bem-estar e sustentabilidade do bairo onde residem e de toda a cidade.


População atenta

Quem aprova essa atitude educativa é o microempreendedor Hedir Loyola, 45 anos, 20 deles morando no bairro. "A iniciativa é válida, o trabalho de conscientização é muito necessário, tem que chamar atenção da população, pois é ela que suja e tem morador que só coloca o lixo quando o carro já passou. A coleta é feita regularmente, porém falta educação".

Quem compartilha da mesma opinião é a comerciante Diva Costa Sales, 60 anos, há 9  trabalhando com a venda de café às proximidades da feira da Terra Firme.

"Com certeza o povo precisa ser educado e orientado sobre a forma correta para o descarte do lixo, horários e locais apropriados. Devemos fazer a nossa parte".


Fiscalização

Além do trabalho de educação ambiental, os agentes da Sesan também fazem a fiscalização, que tem como objetivo monitorar as áreas onde há ocorrência de descarte irregular de entulho e resíduos domiciliares.

"Verificamos a origem dos resíduos, identificamos o comércio ou moradia para que em seguida possamos realizar a notificação pelo código de postura. E temos o trabalho educativo e de orientação para os geradores de resíduos. O trabalho é árduo porque requer mudança de atitude por parte do cidadão de Belém. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, diz que a responsabilidade é das empresas, governo e sociedade civil", explica o coordenador do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GTEA) da Sesan, Mauro Ribeiro. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?