23/02/2023 às 13h00min - Atualizada em 23/02/2023 às 13h00min

Pará garante zona de exclusão para proteção de tartarugas na praia do Atalaia

O local é ponto de desova das tartarugas, principalmente entre fevereiro e setembro

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Equipes de segurança fazem parte do trabalho integrado na área. (Foto: Divulgação / Ag. Pará)

                                                                                                                                        
Ações integradas dos órgãos do Sistema de Segurança Pública mantém pelo quinto dia a zona de exclusão estabelecida desde a última sexta-feira (17), a partir do atalho da Sofia, na Praia do Atalaia, em Salinópolis, em cumprimento à recomendação do Ministério Público do Pará.

A medida judicial estabelecida pelo MPPA tem o intuito de evitar que veículos trafeguem pela ponta da Sofia, garantindo a proteção das tartarugas, que têm o local como um ponto de desova, especificamente entre os meses de fevereiro e setembro, das 16h às 08h do dia seguinte, visto que durante a noite e ao amanhecer os filhotes dos quelônios saem dos ninhos em direção ao mar. 

A barreira está sendo uma das ações da “Operação Carnaval”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, em conjunto com os órgãos do Sistema de Segurança. A medida é novidade para moradores da área e também para turistas que frequentam a praia, portanto, além de fechar o trecho às 16h, está sendo feito um trabalho educativo de comunicar sobre a medida adotada e seus objetivos, como destaca o coordenador operacional da Segup, Coronel Castro Alves, que está à frente das ações durante a operação. 

Ele acrescentou ainda que, “estamos realizando um trabalho integrado junto aos órgãos de segurança em cumprimento da medida e para esclarecimento dos banhistas. Ressaltamos que o trecho fica liberado, e a partir das 16h os veículos precisam deixar essa parte da faixa de areia, podendo ser acessado apenas por pedestres”, afirmou Castro Alves. 


Ações preventivas

Outra medida realizada pelos órgãos durante o feriadão de carnaval em Salinópolis foi sendo a prevenção de atolamentos de veículos e afogamentos, em razão da preamar. Para isto, os agentes de forma integrada estão mantendo a orientação aos banhistas sobre o horário da preamar em toda a faixa de areia, garantindo assim com que a segurança dos banhistas seja mantida e intercorrências com veículos sejam evitadas. 

Integração

Fazem parte das ações da zona de exclusão e orientações na faixa de areia agentes da Segup, Polícias Militar, Civil e Penal, Departamento de Trânsito que se mantém na barreira da área, Corpo de Bombeiros Militar, além do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, que realiza diariamente o patrulhamento com sobrevoos na área de proteção às tartarugas, seguida por toda a extensão da praia do Atalaia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?