Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o desmatamento da Amazônia brasileira aumentou 91% somente nos 7 primeiros meses de 2019. Apesar do número alarmante, a expectativa de pesquisadores ambientais de diversas instituições do país é que esse cenário piore ainda mais e que o desmatamento na região alcance, pela primeira vez desde 2008, uma area de 10.000 km².
Segundo os analistas, a escalada se explica pela pressão de madeireiros e criadores de gado estimulados pelo apoio do presidente Jair Bolsonaro à abertura de reservas indígenas e áreas protegidas para estas atividades e a mineração.
Mesmo sendo tema central dos principais debates internacionais sobre meio ambiente e preservação dos povos tradicionais, a Amazônia ainda segue como uma região desconhecida ou caricaturada para milhões de brasileiros. Um dos principais motivos dessa narrativa é a forma exótica e superficial como ela é pautada pela grande mídia, que ignora as diferentes realidades geográficas, culturais do local.
É a partir dessa perspectiva que o coletivo Comunicadores pela Democracia realiza a 3º edição do Papo de Boteco com a presença da antropóloga e liderança indígena Luana Kamaruara e do jornalista Ismael Machado com o tema “A Amazônia e seus povos na ótica da mídia”. O debate ocorrerá no dia 25 de setembro (quarta-feira), às 18h, no Espaço Cultural Apoena de forma gratuita.
Após o bate papo, a casa segue com sua programação normal e apresenta o show da banda Farofa Tropikal com ingressos à 10 reais.