24/03/2023 às 08h52min - Atualizada em 24/03/2023 às 08h52min

Estação das Docas retoma projetos culturais e terá show de carimbó nesta sexta-feira (24)

A partir das 18h30, público poderá se divertir ao som de ritmos regionais como carimbó, retumbão e lundu, com a apresentação do Grupo Uirapuru

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Leandro Santana/Ascom Pará 2000

A Estação das Docas retoma as programações do projeto cultural “Por do Som” nesta sexta-feira (24), com um show gratuito do Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru. A apresentação será na orla do Armazém 3, a partir das 18h30, e promete colocar o público para dançar ao som dos ritmos da Amazônia.   

Carimbó, retumbão, marujada, lundu, xote e outros ritmos regionais estão entre o repertório do Show do Grupo Uirapuru, que irá marcar o retorno das programações realizadas no complexo turístico, as quais têm como objetivo o fomento à cultura e a promoção dos artistas paraenses.  


Para esta sexta-feira (24), além do repertório musical, o Grupo promete trazer ao Projeto Pôr do Som a apresentação da cultura do Estado do Pará, por meio de danças folclóricas características de municípios como Belém, Cametá, Marajó, Bragança, e outros.


“O show conta com danças como Siriá, Invernada marajoara, Chula marajoara, Marujada, Xote Bragantino, Ciranda do Norte, Farinhada e o carimbó”, conta a professora Cláudia Peniche, coordenadora do Grupo.  


Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru 


Com trinta e oito anos de atuação, o Grupo Uirapuru foi criado no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP) a partir de uma turma de Treinamento Desportivo, coordenado desde 1991 pela professora Cláudia Peniche, sendo a mesma também coordenadora e coreografa. Atualmente, o Grupo Uirapuru possui 22 integrantes, sendo eles 12 (doze) dançarinos, 9 (nove) músicos e 1 (um) holding.


"Um dos principais objetivos do grupo se relaciona com a necessidade de dialogar com as diversas manifestações culturais presentes na Estado do Pará com crianças, jovens e adultos. A formação folclórica visa apresentar, de diferentes formas, as tradições culturais existentes no Pará, para que assim a memória relacionada às manifestações folclóricas sejam não só conhecidas como também vivenciadas”, finaliza  Cláudia Peniche. 


O projeto Pôr do Som é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e realização da Organização Social Pará 2000, que administra o complexo turístico.


"Aos poucos vamos devolvendo ao público esses projetos que são tão importantes para a valorização da cultura e do turismo no nosso Estado. Já tivemos edições dos tradicionais réveillon nas Docas e bailinho de carnaval, e agora retomamos o Projeto Pôr do Som, que é um palco tão importante para a divulgação e manutenção das manifestações culturais da nossa região”, declara o diretor-presidente da OS Pará 2000, Ruan Rocha.


Serviço


Projeto Pôr do Som - Grupo Uirapuru
Data: 24 de março de 2023
Hora: 18h30
Local: Orla do armazém 3


Entrada franca


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?