08/05/2023 às 09h37min - Atualizada em 08/05/2023 às 09h37min

Espaço São José Liberto recebe programação especial pelo Dia das Mães, até o sábado (13)

A ação oferece a exposição da nova coleção de joias de designers paraenses, feira de produtos regionais, entre outras atrações

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Reprodução

Até o próximo, no dia 13, o Espaço São José Liberto (ESJL), no bairro do Jurunas, em Belém, oferta um evento especial alusivo ao Dia das Mães, este ano comemorado em 14 de maio. Há a exposição da nova coleção de joias de designers paraenses, feira de produtos regionais,  exposição de chocolate de origem, nova coleção de moda e artesanato, oficinas infantis, entre outras atrações. A programação especial prosseguirá até o próximo sábado (13). A entrada é gratuita.


A realização é do governo do Pará, por meio Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e acontece no anfiteatro Coliseu das Artes do São José Liberto. A iniciativa tem a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae) e da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB/PA). 


A iniciativa fomenta o empreendedorismo local, ao criar oportunidade de novos negócios, trocar conhecimento, além da geração de renda. O visitante poderá assistir também apresentações artísticas, e, ainda, visitar o prédio centenário, patrimônio histórico e cultural do Estado. O complexo (ESJL) abriga lojas de joias, a Casa do Artesão, o Espaço Moda, o Memorial da Cela, o Museu de Gemas do Pará, a Capela São José e o Jardim da Liberdade.


A dona de casa, Rafaela Soeiro, levou as filhas, Maria Alice, 6 ,e Isabela, 3 anos, para curtirem a programação. Ela destacou que sempre participa das ações que ocorrem no Espaço São José Liberto. "Trazer as crianças  para participarem de programações culturais é formar de apresentar a nossa cultura, considerando que  se trata de um espaço , com exposição de produtos de origem paraense”, disse  Rafaela.


A professora, Ana Maristela, também visitou a exposição e aproveitou para comprar o presente do Dia das Mães.  "Minha mãe gosta de artesanato, bolsas , lenços, acessórios , e aqui tem uma variedade muito grande , e os produtos oferecidos são de alta qualidade".


A empreendedora do segmento de flores e plantas, Carmem Suely, falou da expectativa para as vendas. “ As bromélias, a hera inglesa e a técnica em kokedama, um tipo de planta que não precisa de vaso, são muito procuradas para presentear, tenho várias em exposição", reforçou Carmem.


O visitante pode conhecer também a coleção de bolsas  e acessórios, da designer, Isabela Soeiro, produzidos  a partir de câmara de ar de pneus reutilizados. A design destacou que o reaproveitamento do material  é uma ótima alternativa, para evitar o descarte  irregular no meio ambiente.  “Esse tipo de material  demora bastante tempo para se decompor.  Trabalho na busca por uma sociedade mais justa e consciente, disse Isabela.


Para o titular da Sedeme, Paulo Bengtson, o evento mostra o potencial dos empreendedores, paraenses, com itens de qualidade, produzidos a partir de matéria prima regional, com foco na sustentabilidade. O secretário reforçou ainda, que a Sedeme apoia iniciativas que fortaleçam a competitividade da economia paraense.


Exposição de biojoias, produzidas por mulheres quilombolas do projeto do  Instituto Liceu de Artes e Ofício “Mestre José Raimundo”, do município de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, também podem ser adquiridas durante a programação especial. 


Também estão em exposição as peças e joias desenvolvidas por designers paraenses do Programa  Polo Joalheiro. A coleção utiliza uma variedade de gemas, incluindo, topázio azul, pérolas, quartzo branco, esmeralda, ágata e outras.


A designer, Helena Bezerra Mergulhão, apresenta a “Coleção Mãe Natureza", produzida em prata com pérola de água doce. A designer, Julia Mendes, apresenta duas coleções de joias:  “Maré de Amor”, utilizando o topázio azul e, fazendo referência ao luar; e a coleção “Maniva de Cores”,  combinando a beleza das pérolas, com inspiração na folha da maniva, planta típica do prato tradicional amazônico, a maniçoba.


Os designers José leuam e Joyce Adriele estão com a coleção “Mãe”, joias em prata com técnica de incrustação paraense, e peças em ouro com pedras naturais. Segundo os profissionais, a coleção 'Mãe' se remte à maternidade e a emoções que a mãe inspira nos filhos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?