15/05/2023 às 09h37min - Atualizada em 15/05/2023 às 09h37min

Prefeitura de Belém libera vacina contra Influenza para toda a população

Administração vai continuar com a vacinação para os grupos prioritários já definidos pelo Ministério da Saúde, para evitar o contágio da Influenza e seus possíveis agravamentos

Com edição da Redação Belem.com.br
O Liberal
Igor Mota/O Liberal

A partir desta segunda-feira (15), a oferta da vacina contra Influenza está liberada para toda a população da capital paraense a partir dos seis meses de idade. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), informou, no entanto, que vai continuar com a vacinação para os grupos prioritários já definidos pelo Ministério da Saúde, para evitar o contágio da Influenza e seus possíveis agravamentos, conforme reiterado pelo Programa Nacional de Imunizações.


São consideradas pessoas no grupos de risco: crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes, em qualquer idade gestacional; puérperas, até 45 dias após o parto; trabalhador de saúde, educação, transporte coletivo, das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas.


Também se incluem os povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores portuários; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; e outras condições clínicas especiais.


Calendário


De 15 a 19 de maio, de acordo com a Sesma,, as 49 Unidades Municipais de Saúde (UMSs) darão continuidade à aplicação das vacinas de rotina, de acordo com os calendários da criança, adolescente, gestante, adulto e idoso, recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, bem como as vacinas das campanhas contra Influenza e covid 19 (Bivalente e Pfizer Baby). A vacinação também será administrada em shoppings e instituições educacionais parceiras.


Bivalente


A vacina contra covid-19 bivalente está disponível para todas as pessoas acima de 18 anos, assim como outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde que tenham completado esquema básico de vacinação (D1 e D2) e cujo intervalo da última dose realizada seja de, no mínimo, quatro meses; pessoas de 12 a 59 anos com comorbidade; gestante e puérperas até 45 dias pós-parto; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?