17/05/2023 às 09h20min - Atualizada em 17/05/2023 às 09h20min

Universidade do Estado do Pará (Uepa) celebra 30 anos na próxima quinta-feira (18)

Solenidade do 'Jubileu de Pérola' será realizada a partir das 18h no Theatro da Paz, com a presença da comunidade universitária

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
David Alves/Agência Pará

Com a missão de produzir, difundir conhecimentos e formar profissionais éticos, com responsabilidade social, para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) vem atuando há 30 anos na produção e valorização do conhecimento científico. A comemoração do Jubileu de Pérola será realizada em uma solenidade no dia 18 de maio, a partir das 18h, no Theatro da Paz. 


Os servidores interessados em participar da comemoração podem retirar o convite na direção dos seus respectivos centros, até o limite de lotação do teatro.


Para abrir a programação, o Madrigal da Uepa fará uma apresentação e em seguida, os indígenas da etnia Assurini irão cantar o Hino Nacional. Na sequência haverá a outorga dos títulos de Doutora Honoris Causa à professora Zélia Amador de Deus, e de Professora Emérita à docente da Uepa, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, ambos concedidos pelo Conselho Superior Universitário (Consun). Para o reitor da Uepa, professor Clay Chagas, “é uma grande honra poder comemorar essa data tão expressiva na universidade que é a mais interiorizada do norte do Brasil”.


Também será realizada uma homenagem ao senador Jader Barbalho com a medalha Mérito Universitário, em reconhecimento ao fato dele haver sancionado, então como governador do Estado Pará, a lei de criação da Universidade. Nessa sessão de homenagens, será entregue ainda, a medalha de Mérito Funcional, ao servidor Rômulo Rodrigues, que está na Uepa desde a sua criação. 


A segunda parte da programação dará lugar a atrações musicais. Inicialmente as professoras da Uepa Eliana Cutrim e Vera Palácios farão uma apresentação de piano a quatro mãos e para encerrar a noite de comemorações, a Amazônia Jazz Band fará um show para os convidados presentes.


Comemorações pelo interior


No campus XII da Uepa, em Santarém, para comemorar a data ocorrerá uma ação de saúde, cultura, esporte e lazer para a comunidade em geral. O evento também será realizado no dia do aniversário da instituição, 18, de 8h às 13h. Dentre os serviços oferecidos, estão: acolhimento, composição corporal, medição de glicemia, verificação de pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis, Hepatite B e C, vacinação, avaliação cardiorrespiratória, recreação para crianças e adolescentes, dinâmica sobre controle de endemias e dinâmica sobre saúde sexual, voltada ao público adolescente. Haverá ainda: emissão de documentos, feira de produtos orgânicos, corte de cabelo, limpeza de pele, designer de sobrancelhas e barbeiro profissional.


Em Marabá, no Eco Bosque do campus VIII, será realizado um Sarau especial com apresentações artísticas, exposição de arte, varal de poesia, música e dança, além do lançamento do livro de poesia do autor José Bezerra S. Filho e da Batalha do Conhecimento de Hip-Hop.


Histórico


Criada em 18 de maio de 1993, a Uepa resulta da fusão das faculdades estaduais de Enfermagem, Medicina, Educação Física e Educação, por meio da Lei Estadual nº 5.747. Desde então, desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Saúde, Educação e Tecnologia. Atualmente, são cinco campi da Universidade na capital e outros nos municípios de Paragominas, Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira, Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Barcarena, Vigia, Cametá, Salvaterra, Castanhal, Bragança, Parauapebas e Ananindeua, sendo esses dois últimos em fase final da construção, com previsão de entrega ainda este ano.


Ensino, pesquisa e extensão


A Uepa também está presente em mais de 70 municípios do estado por meio de programas como Forma Pará, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet); Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor). Ao total, a Uepa já soma 1.295 docentes e conta com um corpo discente de 13.573 alunos.


Além da educação formal, a Uepa também presta serviços para a sociedade, como atendimentos em 48 especialidades na área de saúde, com estimativa de mais de 237 mil atendimentos por ano. Já as atividades de divulgação e popularização da ciência, desenvolvidas no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), recebem mais de 35 mil visitas por ano. 

Inclusão


Ao longo da história, a Uepa adota ações afirmativas para a diminuição das desigualdades sociais, desde o Processo Seletivo de 2015. A Universidade foi a primeira instituição da região Norte a realizar um Processo Seletivo específico para deficientes auditivos em 2022, após decisão aprovada na 250ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consun). Já em 2023, foi realizado o primeiro Processo Seletivo com cotas étnico-raciais, com vagas destinadas a negros e indígenas. “A inclusão é uma das marcas fortes da nossa gestão nesses 30 anos de Uepa. A universidade faz o seu momento histórico, com o trabalho coordenado pela gestão superior, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, com estudos da comissão de heteroidentificação que culminaram no nosso processo seletivo com as cotas”, afirma  a vice-reitora Ilma Pastana.


Assim, comemorar 30 anos de criação vai além do ato formal e institucional. A data refere-se ao dever cumprido de cada servidor, de cada aluno e de todas as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuem no dia a dia dessa instituição tão importante o desenvolvimento do Pará.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?