18/05/2023 às 09h42min - Atualizada em 18/05/2023 às 09h42min

Prefeitura de Belém lança edital para inscrições de grupos culturais juninos

A inscrição ficará aberta até o dia 26 de maio de 2023. O resultado preliminar da seleção está previsto para o dia 1° de junho e o resultado final deve sair no dia 7 de junho

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
Marcos Barbosa/Agência Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), lançou nesta quarta-feira, 17, o edital para a inscrição e seleção dos grupos culturais (acesse aqui) interessados em se apresentar e competir na programação junina do município. A inscrição ficará aberta até o dia 26 de maio de 2023. O resultado preliminar da seleção está previsto para o dia 1° de junho e o resultado final deve sair no dia 7 de junho.


Categorias


Os grupos culturais convidados a se inscrever foram divididos nas categorias “Mostra Cultural I e II”, “Quadrilhas juninas” e “Misses”. 


Na categoria “Mostra Cultural I e II” estão incluídos Grupos de Pássaros Juninos, Cordões de Pássaros e Bichos, Grupos Parafolclóricos, Bois-bumbá, Grupos de toadas e de carimbó.


As Quadrilhas Juninas estão dividas nas subcategorias “Adulto” e “Juvenil”, já as Misses estão divididas nas subcategorias “Caipira”, “Simpatia”, “negritude”, “LGBTQI+” e “Melhor Idade”. 


Inscrições


No ato da inscrição será exigido o preenchimento da Ficha de Inscrição e Declaração de Representação do Grupo Cultural (ambos em anexo no Edital).

O representante oficial de cada Grupo Cultural deve enviar, conjuntamente:


- Um breve relato sobre a trajetória do grupo; 
- Cópia legível do próprio RG e do CPF;
- Comprovante legal que contenha os números do PIS/PASEP; 
- Dados bancários, incluindo certidões negativas de créditos tributários federais, de débitos tributários estaduais, da fazenda pública de débitos trabalhistas e certificado de FGTS;
- Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Cópia legível do Estatuto e da ata de eleição e posse da atual diretoria da Pessoa Jurídica;
- Relação nominal atualizada dos dirigentes da Pessoa Jurídica;
- Comprovante de Endereço da Pessoa Jurídica.


Junto a isso, também caberá ao representante anexar na inscrição: cópia legível do comprovante residencial; Cópia da Carteira de Identidade e Certidão Comprobatória de regularidade do CPF; Declaração de ciência e concordância com os termos do edital; termo de autorização do uso e divulgação de imagens do evento; termo de autorização no caso de integrante do grupo/quadrilha ser menor de idade (todos anexos no edital); e o Roteiro do espetáculo coreográfico. 


Os grupos que desejam participar das "Mostras Culturais I e II" devem realizar inscrição exclusivamente pelo e-mail [email protected],  com o envio da ficha de inscrição acompanhada dos elementos pedidos e demais anexos, com o título “MOSTRASCULTURAIS2023”.


Já as inscrições das Quadrilhas Juninas e Misses devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail [email protected], igualmente com o envio de ficha de inscrição acompanhada dos elementos pedidos e demais anexos, com o título “CONCURSO OFICIAL 2023”.


Resultados


O resultado preliminar da seleção dos grupos culturais será divulgado no dia 1° de junho no site oficial da Fumbel, no hall da sede da Fundação Cultural e no Diário Oficial do Município de Belém.


Em caso de contestação, os grupos terão o prazo de um dia (até o dia 2 de junho) para apresentar recurso, seguindo exclusivamente o modelo do anexo 7 presente no edital.


Passada a fase recursal, o resultado final da homologação dos grupos será divulgado, igualmente, no site oficial da Fumbel, no hall da sede da Fundação e no Diário Oficial do Município de Belém, com divulgação prevista para o dia sete de junho.


Premiação 


De acordo com o Edital, estão previstas premiações em dinheiro para os grupos culturais participantes das programações juninas, tanto os incluídos nas Mostras Culturais I e II, quanto as Quadrilhas Juninas e Misses, dentro das particularidades de suas subcategorias e de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora do Evento Cultural Junino de Belém.


Aos grupos selecionados para as Mostras Culturais serão pagos valores, que variam de 5 a 8 mil reais, e as quadrilhas juninas recebem o auxílio montagem de 10 mil reais.

O grupo vencedor do concurso de quadrilhas juninas recebe a premiação de 5 mil reais; além dele, os colocados entre o 2º e 5º lugar do concurso também recebem premiações. As vencedoras das categorias do Concurso de misses recebem mil reais cada.


Além destas categorias, estão ainda previstas as categorias especiais “melhor marcador”, “melhor coreografia junina”, “melhor traje junino” e “melhor autor paraense”, com a premiação de mil reais para cada vencedor.


Serviço


A Programação Cultural Junina da Prefeitura de Belém 2023 ocorre a partir do dia 15 de junho em pontos diversos da cidade. A Prefeitura, por meio da Fumbel, recebe até o dia 26 de maio as inscrições dos grupos que desejam participar da seleção para participação e competição no evento. 



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?