22/06/2023 às 08h29min - Atualizada em 22/06/2023 às 08h29min

Fundação Cultural do Pará oferece o workshop 'Ver-o-Disco' na Casa das Artes

Projeto promove encontros com apreciadores e pesquisadores da cultura do vinil

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Leo Bitar/Divulgação
A Casa das Artes, integrante da Fundação Cultural do Pará, oferece o workshop “Ver-o-Disco”, nos dias 30 de junho e 01 de julho, das 17h às 19h30. A oficina contará com a presença do pesquisador e colecionador, Leo Bitar. As inscrições são feitas pelo pelo link abaixo.

O “Ver-o-Disco” é um projeto que promove encontros com apreciadores e pesquisadores da cultura do vinil, sobre o mundo fonográfico mundial e brasileiro, bate papos para discutir a história da produção musical, sempre com convidados especiais.

Neste primeiro encontro, ocorrerá uma exposição, audição e conversa sobre a produção fotográfica do ano de 1973, que completam 50 anos de lançamento, e como esses discos influenciaram a geração dos anos 1970. Abrindo o mercado para os selos independentes, com depoimentos de Nilson Chaves e Marcos Quinan, estarão presentes artistas e fundadores do selo “Outros Brasis”.

Os seminários serão temáticos, com exposições de capas de discos e audições de vinis raros. Também terá a discussão sobre a retomada da fabricação de discos, os novos selos, o processo de feitura de um vinil e elucidar a diferença entre o áudio analógico e o digital.

Leo Bitar é um colecionador e pesquisador de discos, fala um pouco sobre o que o público pode esperar nesse primeiro encontro. “A Fundação carinhosamente me chamou para desenvolver esse projeto, que acontece na Casa das Artes, e eu fiquei super feliz com o convite, com isso aproveitei para expandir o conceito desse workshop, chamando os artistas que fizeram parte da história musical do estado”, destaca o pesquisador.

“Nesta primeira palestra eu vou abordar discos lançados em 1973, expondo alguns discos. Eu considero 1973, uma virada na história da música popular brasileira, foi quando os baianos voltaram do exílio em 72,  e no ano seguinte, tem uma leva que fundou e firmou a música popular brasileira”, finaliza Leo Bitar.

Serviço

Local: Casa das Artes, R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 
Data: 30 de Junho e 1 de Julho
Horário: 17h às 19h30
Instrutor: Leo Bitar
Público-alvo: público em geral 
Para fazer a inscrição, clique aqui.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?