27/06/2023 às 08h40min - Atualizada em 27/06/2023 às 08h40min

Planetário recebe inscrições para o VI Concurso Ciência e Arte

Inscrições vão até 1º de agosto e são online e gratuitas

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), abre inscrições para o lançamento do VI Concurso Ciência e Arte, na modalidade tirinhas, com o tema "Planeta Terra e Sustentabilidade: o Futuro em Nossas Mãos", e com as submodalidades: técnicas livres de desenho ou pintura (desenho ou pintura à mão livre, sem utilização de recursos digitais) e recursos gráficos digitais.

A participação no concurso é voluntária e gratuita. Os interessados podem concorrer nas categorias infantil (6 até 12 anos), juvenil (13 aos 17 anos), adulto (dos 18 anos até 59 anos) e sênior (60 anos em diante). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de agosto, por meio de formulário, disponível no link. A tirinha deve ser anexada ao formulário e deve estar em formato JPEG ou PNG, com tamanho de até 15 MB. Cada concorrente poderá participar com apenas uma tirinha.

O concurso tem por objetivo promover e divulgar o interesse pela astronomia e ciências afins, estimulando a participação do público na discussão sobre o uso consciente de recursos naturais, considerando os aspectos ambiental, social e econômico, que impactam diretamente na qualidade de vida da população amazônica, por meio da criação de tirinhas, entendidas como arte gráfica sequencial constituída por linguagem verbal e não verbal, e que possibilita a produção de narrativas curtas, de fácil análise linguística e interpretação textual.

De acordo com o edital, a comissão julgadora desta edição do concurso irá selecionar as três melhores tirinhas em ordem de classificação por categoria, conforme os seguintes critérios de avaliação: criatividade, originalidade, contextualização, narrativa e fidelidade ao tema. O resultado final do concurso estará disponível no dia 12 de setembro, no site da Uepa. “O VI Concurso Ciência e Arte do Centro de Ciências e Planetário do Pará visa estimular a participação de crianças,  jovens e adultos, por meio de arte gráfica, a partir do tema proposto, possibilitando  ampliar o interesse sobre a astronomia e as ciências afins, integrado aos objetivos da XXI Semana Nacional de Museus”, afirmou o diretor do Planetário, José Roberto Alves.

Confira o edital e o formulário de inscrição no link

Confira o Cronograma:

Divulgação e Período de inscrições: 31/05 a 01/08/2023
Resultado Preliminar dos Inscritos: 03/08/2023
Período para recurso de inscrições não homologadas: 04/08/2023
Resultado final dos inscritos: 09/08/2023
Período de avaliação: 10 a 29/08/2023
Resultado preliminar dos vencedores: 01/09/2023
Período de recurso: 02/09/023
Resultado final: 12/09/2023

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?