30/06/2023 às 08h42min - Atualizada em 30/06/2023 às 08h42min

Hemopa recebe caravana de voluntários na última semana do Junho Vermelho

Iniciativa reuniu 30 doadores voluntários, que juntos contribuíram para manter os estoques de sangue do Estado do Pará

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
A sede da Fundação Hemopa, localizada no bairro Batista Campos, em Belém, recebeu nesta quinta feira, 29, a visita da caravana solidária de doadores da Igreja Universal. A mobilização reuniu 30 doadores voluntários, que juntos contribuíram para manter os estoques de sangue do Estado do Pará.

Leandra dos Santos já é doadora voluntária de sangue há dois anos e foi a representante da caravana. Segundo ela, a visita foi fundamental para conscientizar e tornar os cidadãos, que frequentam a igreja, participativos no ato de doação. Leandra afirmou que a doação de sangue é importante na manutenção do exercício de amor ao próximo e convocou as pessoas que nunca doaram a comparecerem ao Hemopa. “Eu peço que as pessoas venham e tirem essa barreira de medo. É um ato de amor, de ajudar outras pessoas, e que vai valer muito mais a pena pelo sentimento de compaixão ao final da doação”, disse.

Junto à caravana estava o designer gráfico Adriano Coelho. Ele disse que já é doador voluntário há 12 anos, e que se tornou doador porque um dia precisou dos hemoderivados para se recuperar. “Antes eu tinha receio de doar, existem muitos mitos e notícias falsas em relação à doação, mas não passam de mentiras. Como doador experiente, posso afirmar que é super tranquilo, higienizado e seguro”, contou Adriano.

Apesar dos avanços tecnológicos, o sangue humano é insubstituível, logo, garantir o estoque técnico das bolsas de sangue só é possível através da doação espontânea. A Fundação Hemopa segue dando continuidade à campanha Junho Vermelho com campanhas internas e externas diárias.

Serviço

A sede do Hemopa fica na Tv. Padre Eutíquio, nº 2.109, no bairro de Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.

Critérios para doar sangue:

– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos; 
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.

Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?