31/07/2023 às 11h08min - Atualizada em 31/07/2023 às 11h08min

5 dicas para identificar se um gato é macho ou fêmea

Observar alguns aspectos físicos e comportamentais pode ajudar a descobrir o sexo do bichano

com edição da Redação Belem.com.br
Canal do Pet
Reprodução
Conhecer o sexo do gato ajuda na escolha de nomes, na compreensão de possíveis comportamentos específicos de macho e fêmea e na tomada de decisões sobre castração, caso seja necessário. A seguir, confira algumas dicas que vão te ajudar a identificar o sexo do animal!

1. Distância entre a abertura genital e o ânus

Nos gatos machos, a distância entre a abertura genital (pênis) e o ânus é maior do que nas fêmeas. Nos machos, essa distância é mais evidente e forma uma pequena saliência entre os dois orifícios.

2. Observar a presença de um pênis
Gatos machos têm um pênis visível quando a genitália é exposta. Em felinos adultos, isso é mais fácil de identificar. Nos filhotes, pode ser mais difícil, pois o pênis pode não ser completamente visível até que atinjam certa idade.

3. Forma da genitália

Olhando de frente para o gato, a genitália dos machos geralmente tem uma forma mais arredondada, enquanto nas fêmeas, a área genital tem uma aparência mais linear.

4. Protuberância testicular

A partir de aproximadamente 8 semanas de idade, os gatos machos desenvolvem duas pequenas protuberâncias nos testículos, localizados na parte posterior da genitália. Essa característica é mais óbvia em gatos adultos.

5. Comportamento

Embora não seja uma característica física, o comportamento do gato pode fornecer algumas pistas sobre seu sexo. Os machos não castrados podem apresentar comportamentos de marcação territorial, vocalização mais intensa e, em alguns casos, agressividade. As fêmeas, por outro lado, podem exibir comportamento de vocalização mais suave e, quando não castradas, passarão pelo ciclo de cio.

Se ainda houver dúvidas sobre o sexo do gato, é sempre melhor consultar um veterinário ou um profissional qualificado para obter uma avaliação precisa.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?