18/08/2023 às 11h50min - Atualizada em 18/08/2023 às 11h50min

Como fazer carne de sol? Entenda o modo de preparo completo

Suba de nível como chef de cozinha e aprenda como fazer carne de sol em casa!

com edição da Redação Belem.com.br
Guia da Cozinha
Reprodução
Bastante tradicional, a carne de sol tem uma história vasta na culinária brasileira. Seja frita, assada ou cozida em escondidinhos, tortas e até mesmo petisco de barzinho! Não importa aonde apareça, ela é sempre um diferencial e saber como prepará-la do zero, rende uns pontinhos extras para quem pretende ser o chef da casa.

A carne de sol é caracterizada por um preparo que envolve paciência e certa destreza na cozinha. Isso porque os dois pilares para obter esse tipo de carne é o tempo prolongado de “cura” e a secagem ao sol. De uma forma ou de outra, vale muito à pena, porque sua textura única e gosto marcante são inesquecíveis!

Confira o passo a passo para fazer a carne de sol em casa:

Modo de preparo da carne de sol em casa

Tempo de preparo: 1h (+24h na geladeira) (+5 a 7 dias secando)
Rendimento: 1 kg de carne de sol
Nível de dificuldade: difícil

Ingredientes:

  • 1 kg de carne bovina*
  • 1 xícara de sal grosso
  • 1 colher (de sopa) de pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 colher de sopa de alho picado

Qual o melhor corte de carne para fazer carne de sol?

As variáveis são o maior desafio dessa receita. A depender do corte de carne escolhido, dos ingredientes selecionados e até mesmo das condições climáticas, os resultados da carne de sol podem ser diferentes. A primeira forma de prever resultados e assegurar um bom preparo é a escolha do corte de carne.

Pela abundante quantidade de fibras, o coxão mole, peito, lagarto, miolo da paleta e coxão duro são as melhores escolhas! Ao comprar, certifique-se apenas de que a peça apresenta uma boa qualidade, está firme e não possui áreas de decomposição.

Passo a passo da secagem da carne de sol:

  1. Primeiramente, lave a carne de sua preferência com água corrente e seque-a com papel toalha.
  2. Em uma tigela, misture o sal grosso, a pimenta-do-reino e o alho.
  3. Espalhe a mistura de temperos por toda a carne, inclusive nas partes internas.
  4. Coloque a carne em uma vasilha e cubra com plástico filme.
  5. Deixe a carne na geladeira por 24 horas.
  6. Após esse tempo, retire a carne da geladeira e seque-a com papel toalha.
  7. Pendure a carne em um local fresco, bem ventilado, protegido de insetos e do sol direto. Dica: Deixe a carne secar por cerca de 5 a 7 dias. Durante esse período, a carne deve ser virada diariamente. Se possível, utilize um gancho para pendurar a carne.
  8. Quando a carne estiver firme, seca e com uma cor marrom, a secagem foi finalizada!

Modo de preparo simples:

  1. Quando a secagem estiver concluída, pré-aqueça uma grelha ou churrasqueira em fogo médio.
  2. Coloque a carne na grelha e cozinhe por alguns minutos de cada lado, até que esteja cozida de acordo com o seu gosto pessoal.
  3. Retire a carne da grelha, fatie e sirva.

Qual é a validade da carne de sol?

Quando lidamos com comida, todo cuidado é pouco. No caso das carnes, a atenção deve ser redobrada para minimizar qualquer risco para a saúde. Entre os cuidados necessários, potes e utensílios limpos ao preparar e manusear qualquer tipo de carne são essenciais!

Já no que diz respeito à validade, temos três modos de armazenamento: temporário, a longo prazo e o congelamento. Em seguida, veja as recomendações da Dra. Valéria Goulart, especialista em medicina da qualidade de vida.

Armazenamento temporário e a longo prazo

No armazenamento temporário, a carne de sol pode durar de três a cinco dias em temperatura ambiente após o processo de secagem e cozimento, se mantida em local fresco, seco e protegido de insetos. A longo prazo, a carne de deve ser armazenada na geladeira (após a secagem) em sacos para alimentos, removendo o máximo de ar possível.

“Isso ajudará a evitar a exposição à umidade e ao ar, que podem causar deterioração. Quando embalada a vácuo ou em sacos plásticos herméticos, a carne de sol pode ser armazenada por aproximadamente 2 a 3 semanas na geladeira”, segundo a Dra. Valéria.

Como fazer a carne de sol durar por 6 meses?

Para manter a qualidade da carne de sol entre 3 a 6 meses, é preciso adotar o método de congelamento. Após a secagem, armazene as porções em sacos próprios para congelamento, retire o máximo de ar possível e sele.

De qualquer forma, independentemente do método escolhido, é imprescindível confiar nos seus sentidos e verificar o cheiro, a aparência e a textura da carne antes de consumir!

Qualquer descuido pode fazer com que a “validade” do alimento mude; por isso, é necessário descartar a carne se notar qualquer sinal de deterioração.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?