24/08/2023 às 08h22min - Atualizada em 24/08/2023 às 08h22min

Estudante paraense participa do programa "Jovem Senador 2023", em Brasília

O aluno do ensino médio foi selecionado após produzir redação com o tema “Saúde mental nas escolas públicas”

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação/Seduc
O estudante Ariel Barbosa Corrêa, da Escola Estadual de Ensino Médio Álvaro Adolfo da Silveira, em Santarém, na região de Integração do Baixo Amazonas, está em Brasília para representar o Pará durante a Semana de Vivência do Programa "Jovem Senador 2023". A cerimônia de posse e diplomação dos "Jovens Senadores" foi realizada no Senado Federal, em Brasília, no início desta semana, e a programação segue até a próxima sexta-feira (25).

Ariel foi selecionado após conquistar o primeiro lugar no concurso de redação promovido pelo programa, que neste ano abordou o tema “Saúde mental nas escolas públicas”. Na produção do texto, o estudante paraense do terceiro ano do ensino médio destacou que seria necessária uma ação conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação para o encaminhamento da questão.

“Defendi, na minha redação, que os Ministérios da Saúde e da Educação devem construir políticas públicas de enfrentamento para essas patologias mentais, como colocar psicólogos e pedagogos nas escolas, nas próprias UBSs dos seus estados, dos seus municípios, além de fazer uma escuta com os alunos, os professores e com os pais”, conta. 

Programação

Durante a semana, os representantes de  27 estados participarão de debates em comissões, sessões especiais e uma exposição montada no Congresso Nacional para contar a história do Programa. As atividades serão encerradas com uma sessão de votação final dos projetos apresentados pelos jovens senadores no Plenário do Senado, tornando-se mais uma oportunidade para que os estudantes se envolvam no processo político e legislativo.

Sessão de homenagem

O Plenário do Senado fez ainda uma sessão especial, na terça-feira (22), em homenagem aos selecionados para o Programa, que tem objetivo de incentivar a participação política dos estudantes e a educação quanto à cidadania e às instituições da República.

''Ver esses alunos tendo sucesso, chegando até aqui, é muito recompensador, porque é fruto de todo um trabalho que mobiliza toda a Secretaria, toda a Seduc Pará, que envolve, desde as coordenações até o trabalho dos professores junto aos alunos. Isso é sinal de que o nosso trabalho está dando certo e que estamos no caminho certo”, finaliza John Torres, coordenador estadual do Programa Jovem Senador na Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?