23/01/2024 às 14h52min - Atualizada em 23/01/2024 às 14h52min

Nova carteira de identidade já pode ser emitida no Pará.

Confira os endereço

A carteira de identidade nacional (CIN) foi lançada em todo território nacional com bastante entusiasmo e atualmente já pode ser emitida nos postos do Pará. O novo documento substituirá gradativamente o tradicional. A CIN tem versão física e digital (por meio do aplicativo GOV), usa um banco de dados único de abrangência nacional e permite ao cidadão ter, em apenas um documento, todos os seus números de identificação reunidos.

No Pará, ela já pode ser emitida nas Usinas da Paz, unidades da Estação Cidadania e nos demais postos de identificação existentes no Estado. Apesar da emissão do novo documento, as antigas carteiras de RG, emitidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, não perderão sua validade até 2032. Esse é o prazo máximo para que a população possa fazer a transição para o novo modelo. O novo documento promete ser um aliado na redução da criminalidade ao permitir identificação mais ágil e completa de cidadãos.

 

Como retirar a sua?

A solicitação das novas Carteiras já está disponível por meio de agendamento realizado pelo site da Polícia Civil do Pará. Para fazer a solicitação da nova Identidade é necessário também que não haja pendências no CPF, pois a numeração utilizada será a mesma e os dados serão retirados da base da Receita Federal.

Em seguida, o usuário deverá comparecer a um Posto de Identificação da Polícia Civil conforme a data de agendamento. O prazo para a emissão da nova carteira é de aproximadamente 10 dias após a realização da coleta biométrica. Para quem vai emitir a 1ª via, ela será gratuita. Já em caso de 2ª via, será cobrada uma taxa, conforme a legislação vigente.

 

Neste link de agendamento você encontra o endereço dos postos de Identificação no estado. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?