26/01/2024 às 15h15min - Atualizada em 26/01/2024 às 15h15min

Doxa aponta deputado estadual Zeca Pirão em 1º lugar na corrida eleitoral em Belém

Instituto Doxa é o primeiro a realizar pesquisa, registrada no TRE, à prefeitura da capital do Pará no pleito de 2024

- Belém.com.br
Doxa
 
Na primeira pesquisa eleitoral registrada no TRE - Tribunal Regional Eleitoral - realizada pela Doxa - Zeca Pirão, Deputado Estadual pelo MDB, aparece como líder com 17,8% das intenções de voto, seguido por Eder Mauro  (PL) com 13,7% no cenário de pesquisa estimulado. Enquanto isso, desaprovação ao atual prefeito, Edmilson Rodrigues (PSOL), segue em alta. A pesquisa foi realizada no período de 20 a 24 de janeiro e ouviu uma amostra de 1000 pessoas. O nível de confiança utilizado é de 95%, ou seja, há chance de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro estimada é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A aprovação do presidente da república, Lula, e do governador também integraram a pesquisa. Confira os dados de maneira detalhada.
 
ESPONTÂNEA: JOGO ABERTO NA CORRIDA ELEITORAL
Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos pré-candidatos a Prefeito, o índice de votos flutuantes alcança o patamar de 87,1%. Na lembrança imediata, o deputado estadual Zeca Pirão aparece em primeiro lugar com 3,7%. Em segundo, vem o deputado federal Eder Mauro com 2,2%. Edmilson vem em seguida com 2,1%. Depois vem Eguchi com 1,4%. Igor Normando, 1,0%. Thiago Araújo, 0,9%. Italo Abati, 0,6%; Hana, 0,3%; Beto Faro, 0,2%. Úrsula Vidal, Jeferson Lima, Jader Filho e Bob Flay aparecem cada um com 0,1%.



ESTIMULADA: ZECA PIRÃO SAI NA FRENTE
Quando se estimula os nomes dos pré-candidatos, o percentual de votos flutuantes ainda permanece alto, chegando a 39,3%. Desponta em primeiro lugar o Deputado Estadual Zeca Pirão com 17,8%. O delegado e Deputado Federal Eder Mauro é o segundo colocado, aparecendo com índice de 13,7%. O terceiro lugar é ocupado por Edmilson Rodrigues com 7,5%. Eguchi vem logo em seguida com 6,5%. Igor Normando é o sexto colocado com 5,8%. O deputado estadual Thiago Araújo vem com 4,1%. O senador Beto Faro aparece em sétimo lugar com 3,0%. O prof. Italo Abati é o oitavo colocado, ficando com o percentual de 2,4% de intenções de voto. 


 
REJEIÇÃO: EDMILSON É O MAIS REJEITADO
Em se tratando de rejeição eleitoral, o atual prefeito, Edmilson Rodrigues, é o mais rejeitado, aparecendo com 62,0% de eleitores que não votariam mais nele. O deputado federal Eder Mauro aparece com rejeição de 7,4%. Zeca Pirão ficou com uma rejeição de 2,1%. Depois vem Eguchi com 1,7%; Thiago Araújo, 0,6%. Italo e Igor Normando são rejeitados por 0,4% cada.



AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO EDMILSON
Ao avaliar do ponto de vista conceitual (excelente, bom, regular, ruim ou péssimo), 78,6% os eleitores de Belém avaliam negativamente o governo de Edmilson. A avaliação positiva (excelente e bom) chega a apenas 6,4%. O Regular é de 13,1%.



APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO EDMILSON
Quanto se trata da Aprovação ou Desaprovação da forma que Edmilson governa, a Desaprovação chega ao patamar de 84,5%. Já a aprovação é de 11,3%. Outros 4,2% não se manifestaram.



SÉRIE HISTÓRICA DA APROVAÇÃO DE EDMILSON
Quando olhamos a série histórica das pesquisas da Doxa, observa-se uma queda acentuada na aprovação da forma como Edmilson governa Belém. O melhor índice de Edmilson foi no mês de março de 2023. De maio a agosto houve um certo equilíbrio na avaliação tendo uma média de 23%. A partir de agosto houve queda; em novembro oscilou pra cima, mas no mês de dezembro caiu para 17%. Agora a queda foi maior, chegando a apenas 11,5%.


  
SÉRIE HISTÓRICA DA DESAPROVAÇÃO DE EDMILSON
Quando se trata da série histórica da desaprovação da forma como Edmilson vem governando Belém, as pesquisas mostram crescimento de desaprovação, chegando agora ao primeiro mês do ano das eleições com o maior percentual de desaprovação, 84,5%.

 
AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO DE HELDER BARBALHO
Já Helder Barbalho, na avaliação conceitual, está bem avaliado na capital paraense. A avaliação positiva chega a 66,6%. Quanto a avaliação negativa, o percentual é de 6,3%. A avaliação regular é de 25,4%.


 
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DE HELDER
Quando se trata de aprovação e desaprovação da forma como Helder vem conduzindo os destinos do Pará, a pesquisa mostra uma aprovação de 84,0%. Já a desaprovação é de apenas 12,0%. Outros 4,0% não se manifestaram.


 
AVALIAÇÃO CONCEITUAL DO GOVERNO LULA
O governo Lula é avaliado positivamente por 42,2% dos eleitores de Belém. Já a avaliação negativa é de 28,4%. O regular chega a 27,5%.



APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA
Em relação a aprovação e desaprovação da maneira como o presidente Lula vem governando o país, 58,0% estão aprovando o governo; enquanto 35,0% estão desaprovando. Outros 7,0% não se manifestaram.



FICHA TÉCNICA DA PESQUISA


Nível de Confiabilidade: O nível de confiabilidade utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o PA-06026/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010
DADOS DA PESQUISA
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em Belém-Pa
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Amostra: 1.000 entrevistas
Contratante: DIGIRECORD EDITORA DE MUSICA LTDA / DIGIRECORD
Período da pesquisa: 20 a 24 de janeiro de 2024.
Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?