30/01/2024 às 17h29min - Atualizada em 30/01/2024 às 17h29min

Conheça a Síndrome do Pôr-do-sol

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologi
Cansaço excessivo, necessidades não satisfeitas, tais como fome ou sede, depressão, dor, tédio. Esses podem ser algumas das causas da chamada Síndrome do pôr-do-sol. Como o próprio nome antecipa, os sintomas indesejáveis como, inquietação, agitação, irritabilidade, ou confusão surgem no final da tarde e início da noite, especialmente em pessoas com doença de Alzheimer. O reflexo dela pode ser a dificuldade de adormecer e permanecer na cama.
Causas possíveis
As pesquisas nesse sentindo ainda estão em estágios muito iniciantes. Porém a hipótese mais aceita é a de que as alterações cerebrais provocadas pelo Alzheimer afetam o ciclo circadiano (relógio biológico). Isso prejudica o sono e pode resultar em agitação e outros comportamentos.
 
Lidando com a síndrome do pôr do sol
Vagar de um lado para o outro, gritar ou aumento da confusão mental podem ser alguns dos sinais. Verifique antes o que pode ser a causa e ofereça atenção plena, buscando tranquiliza-la.
Você também pode tentar estas dicas:
  • Reduzir barulho, bagunça ou o número de pessoas na sala.
  • Tente distrair a pessoa com seu petisco, objeto ou atividade favorito. Por exemplo, ofereça uma bebida, sugira uma tarefa simples como dobrar toalhas ou ligue a TV num programa familiar (mas não as notícias ou outros programas que podem ser perturbadores).
  • Torne o início da noite um momento de silêncio do dia. Você pode tocar música suave, ler ou ir para uma caminhada. Você também pedir para um membro da família ou amigo ligar nesse período.
  • Feche as cortinas ou persianas ao anoitecer para minimizar sombras e a confusão que podem causar. Acenda as luzes para ajudar a minimizar as sombras.
Prevenindo a síndrome do pôr do-sol
O cansaço excessivo pode aumentar a agitação no final da tarde e início da noite. Tente evitar esta situação, ajudando a pessoa a:
  • sair de casa ou pelo menos ficar perto da janela – a exposição a luz clara pode ajudar a ajustar o relógio biológico da pessoa
  • fazer atividade física ou exercício todos os dias
  • descansar durante o dia, se necessário, mas manter as sonecas curtas e não muito próximas do final do dia
  • descansar o suficiente à noite
Evite fatores que parecem piorar a síndrome do pôr do sol:
  • Não sirva café, refrigerante ou outras bebidas com cafeína no final do dia.
  • Não sirva bebidas alcoólicas. Eles podem aumentar a confusão e ansiedade.
  • Não planejar muitas atividades durante o dia. Uma programação cheia pode ser cansativa.
Se os problemas persistirem
Se a síndrome do por do sol continuar a ser um problema, procure assistência médica. Um exame médico pode identificar a causa, tais como dor, distúrbio do sono ou outras doenças, ou um efeito colateral de medicamentos. Se o medicamento é prescrito para ajudar a pessoa a relaxar e dormir melhor à noite, certifique-se de descobrir sobre possíveis efeitos colaterais. Alguns medicamentos podem aumentar as chances de tonturas, quedas e confusão. Os médicos recomendam usá-los apenas por curtos períodos de tempo.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?