02/02/2024 às 09h39min - Atualizada em 02/02/2024 às 09h39min

Estado vai mobilizar 1.500 agentes de segurança no primeiro RexPa do ano

A área do Novo Mangueirão será monitorada por câmeras e policiada por agentes estaduais e municipais, para garantir tranquilidade no clássico do futebol paraense

André Macedo - Belem.com.br
Agência Pará

O RexPa, clássico do futebol paraense e um dos mais tradicionais do Brasil, no próximo domingo (4), às 17 h, no Estádio Olímpico do Pará Jornalista “Edgar Proença”, o Novo Mangueirão, contará com forte esquema de segurança, organizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com órgãos estaduais e municipais de Belém. Em jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Paraense, será o primeiro confronto entre os clubes do Remo e do Paysandu neste ano, e vai mobilizar 1.500 agentes de segurança.

As ações do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) serão executadas de forma integrada antes, durante e após o fim da partida. De acordo com o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Luciano de Oliveira, gestores dos órgãos se reuniram com dirigentes dos clubes e da Federação Paraense de Futebol (FPF) para definição dos preparativos.

“Para o RexPa do próximo domingo o Sistema de Segurança Pública já adquiriu uma expertise em atuar em grandes eventos no Mangueirão. Inclusive, conseguiu mais uma vez, na última quarta-feira, atuar no jogo do Flamengo, que teve um público de mais de 45 mil pessoas. O evento foi realizado com toda a tranquilidade necessária para um grande público, na chegada e na saída. Essas experiências exitosas, com certeza, serão replicadas no jogo do próximo domingo”, informa Luciano de Oliveira.
 

O secretário adjunto acrescenta à atuação das forças a ativação do Centro de Controle e Comando Operacional (CCCO) e o videomonitoramento. “Teremos os pontos focais de todas as instituições para a tomada de decisões, acompanhando o monitoramento das mais de 500 câmeras. E tudo isso construído com a atuação de mais de mil agentes de segurança pública, atuando em várias partes de Belém e no entorno do estádio. Todo um aparato coordenado pela Segup com base em experiências anteriores, para que tenhamos um jogo tranquilo com pleno êxito”, diz o gestor.

Policiamento reforçado - O aporte operacional do Sieds iniciará às 11 h, com abertura do estacionamento, e reforçado às 13 h, quando será liberado o acesso aos portões para o público. O Centro de Controle e Comando Operacional do Novo Mangueirão reunirá os pontos focais de cada força. Do Centro será possível monitorar as imagens das câmeras instaladas no estádio e no entorno, e agilizar as respostas às demandas.

Para garantir a segurança de torcedores e nas áreas

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) atuará com unidades de resgate, de combate a incêndios e salvamento, e fará atendimentos pré-hospitalares em parceria com órgãos de saúde. Uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Segup, estará a postos para o patrulhamento aéreo e acionamentos emergenciais.

O Departamento de Trânsito (Detran), em parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), executará ações de controle das vias de acesso ao local do jogo a partir de 11 h, para que as vias estejam preparadas para a chegada dos torcedores. No domingo, a Rodovia Transmangueirão terá sentido único.

As ações serão desenvolvidas pelos órgãos do Sistema de Segurança Pública, incluindo Segup, Graesp, polícias Militar, Científica e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Detran, e pela Guarda Municipal de Belém, Semob, Secretaria de Economia de Belém (Secon). Também integam a força-tarefa a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

próximas, o policiamento ostensivo será realizado pela Polícia Militar com apoio da Guarda Municipal, com agentes a pé, a cavalo e motorizados (em viaturas e motocicletas), e tropas ordinárias e especializadas. A Polícia Civil estará com agentes na Delegacia especializada para atender ocorrências geradas durante a partida.
 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?