21/03/2024 às 15h44min - Atualizada em 21/03/2024 às 15h44min

Jovem sofre racismo e agressões em escola no interior de SP

Alunos jogam fezes de gato em estudante negra e a chama de "cabelo de bombril"

Edição: Portal Belém
Foto: G1 SP
A mãe de uma jovem, de 12 anos, informa a polícia que sua filha teria sido vítima de agressões e xingamentos racistas dentro das instalações da Escola Municipal Hebe de Almeida Leite Cardoso, localizada em Novo Horizonte (SP). A menina foi alvo de ofensas como "macaca", "cabelo de bombril" e "capacete de astronauta", além de ter sido alvo de atos repugnantes, como ter fezes de gato jogadas em seu uniforme escolar.

Segundo relatos da mãe da vítima ao G1, foi realizado uma ocorrência por preconceito racial, no dia 11 de março, exigindo justiça, a mãe expressou sua dor ao ver a filha naquela situação, “Ela chorava muito. Não quero que nunca mais que alguma criança sinta o que a minha sentiu. Para que nunca mais uma mãe chore que nem eu chorei de dor ao ver minha filha na situação que eu vi. Quero justiça”, lamentou a mãe.

A advogada da família, Kelly Ranolfi, revelou que a jovem continua frequentando a mesma escola que seus agressores, a distância estipulada é de 100 metros da vítima, “Esses 100 metros, dentro da escola, às vezes não é possível cumprir por eles estarem no mesmo ambiente. Mas precisa da supervisão da unidade para que não aconteça de novo. Agora, fora da escola, caso eles descumpram, os agressores são enviados para a Fundação Casa”, explicou a advogada, o que coloca a segurança da jovem em risco iminente, “Não tem como ela estar em um lugar onde os agressores poderiam chegar perto e ela sofrer novamente. É um perigo eminente e há o risco de eles a agredirem de novo”, completa a advogada.

Depoimento e Investigação

A jovem prestou depoimento na delegacia, confirmando que não é a primeira vez que sofre agressões de cunho racial na escola. A Polícia Civil da cidade está investigando o caso, enquanto a escola alega estar apurando os fatos com documentos e testemunhas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?