22/05/2024 às 18h13min - Atualizada em 22/05/2024 às 18h13min

Comércio de Belém vai receber revitalização e a implantação da Via dos Mercadores

Na primeira etapa da obra serão investidos R$5 milhões

BELEM.COM.BR
AG.BELÉM
O planejamento da gestão municipal é que a obra da Rua dos Mercadores seja uma complementação da execução da reforma do complexo do Ver-o-Peso. FOTO: MACIO FERREIRA / AG.BELÉM
                                                                                                                                  
A antiga Via dos  Mercadores, que compreende as ruas Santo Antônio e João Alfredo, uma das mais tradicionais do centro comercial de Belém, começou a passar por obras de revitalização a partir desta quarta-feira, 22. A Ordem de Serviço foi assinada nesta manhã pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em ato realizado na rua Santo Antônio. Serão executadas a troca de piso, construção do meio fio, organização da fiação elétrica, projetos de iluminação e paisagismo, que vão garantir acesso ao local com conforto aos trabalhadores e à população que costuma frequentar a área.

Na primeira etapa da obra, que compreende toda a Santo Antônio, que vai da avenida Presidente Vargas até a rua Frutuoso Guimarães, serão investidos R$5 milhões para execução do projeto, via Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). O prazo para conclusão da obra é de seis meses.

Complementar

O planejamento da gestão municipal, é que a obra da Rua dos Mercadores seja uma complementação da execução da reforma do complexo do Ver-o-Peso. O cronograma de obras foi alvo de discussões durante meses com os lojistas e os trabalhadores ambulantes que atuam no comércio no local. A Prefeitura de Belém assegurou que as obras não devem interditar o espaço.

O presidente da Comissão dos Lojistas do Centro Comercial de Belém, Mouruan Said, esse retorno aos investimentos no chamado entorno do Centro Histórico é muito importante para uma cidade que vai receber a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-30), em 2025. 

“Essa é uma ação que vem sendo preparada há bastante tempo. Esse aqui para nós é um sonho muito antigo e uma necessidade extrema de se realizar e acontecer para organizar e padronizar a Via dos Mercadores. Essa obra vai beneficiar todos que trabalham aqui, tanto lojistas quanto ambulantes. O que nós queremos é que as pessoas voltem a considerar a João Alfredo um espaço de compras”,  afirma o lojista 

Participação popular

Ouvir a população é uma das características da atual gestão municipal e a mediação dos conflitos é outra, como constata um dos ambulantes que também fizeram parte das negociações para implantação da Via dos Mercadores, Adriano Lobo. 

“Estamos numa expectativa alegre e estamos felizes porque esperamos por esse momento há anos. Nós já passamos por muita coisa aqui. O prefeito Edmilson Rodrigues sempre nos deu apoio a favor do nosso trabalho e até fazendo essa ponte entre ambulantes e lojistas para que a gente trabalhe junto pela melhoria das nossas condições de trabalho”, contou Adriano. 
 
O engenheiro responsável pela obra, Charles Alcântara, que atuou em várias obras de recuperação de locais históricos de Belém, como o Palácio Antônio Lemos e agora o Ver-o-Peso, explica que a Via dos Mercadores será executada como deve ser, escutando quem vai receber a obra.

"Na conversa com os ambulantes percebemos que existe o projeto de engenharia, mas com a parceria deles podemos aprimorar. Vamos modificando, de acordo com a necessidade. Aqui nós vimos que eles solicitaram aprofundar a sarjeta, de fato percebemos que a água da chuva será melhor escoada se houver o aprofundamento dela”, explicou o engenheiro.

Identidade - Para o prefeito Edmilson Rodrigues, a identidade da cidade é construída a partir do seu Centro Histórico e a Via dos Mercadores conta a história da cidade e das pessoas que ajudaram a construir essa história. 

“Aqui nós temos trabalho de muitas pessoas, que trabalharam e morreram para construir grandes monumentos. Aqui têm comércios tradicionais, tem milhares de trabalhadores que têm carteira assinada, são funcionários das lojas, mas que também abriga centenas de ambulantes e todas essas pessoas, todos esses monumentos compõem a nossa identidade", afirma o prefeito.

Edmilson Rodrigues ressalta, que o investimento na Rua dos Mercadores é muito importante para a cidade que vai receber a COP-30. "Mas, também é importante para nós que moramos aqui e precisamos viver numa cidade bonita, urbanizada, revitalizada. Nós estamos conseguindo recursos para fazer as reformas que são a identidade da cidade”, assegura o prefeito.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?