25/05/2024 às 18h00min - Atualizada em 25/05/2024 às 18h00min

Ensaios para os Arrastões do Pavulagem 2024 iniciam hoje

Os Arrastões ocorrem em 16, 23 e 30/06 e 07/07

COM EDIÇÃO DA REDAÇÃO DO BELEM.COM.BR
ASCOM
A preparação para os Arrastões do Pavulagem 2024 inicia a sua segunda fase. FOTO: SÉRGIO ALCANTARA
                                                                                                      
Mais de 1100 pessoas são esperadas no período de Ensaios, que integra iniciantes (concluintes das Oficinas) e iniciados (participantes dos anos anteriores) no grupo artístico que se apresenta no núcleo dos cortejos. 

Com patrocínio da Equatorial Pará, Arrastões ocorrem em 16, 23 e 30/06 e 07/07

A preparação para os Arrastões do Pavulagem 2024 inicia a sua segunda fase. É chegada a hora dos Ensaios do Batalhão da Estrela, quando os iniciantes (que participaram das Oficinas) se misturam com os iniciados (brincantes que já participaram dos Arrastões em outros anos). Juntos, eles formam o Batalhão da Estrela, grupo oficial que toca e faz performances durante os cortejos dos Arrastões do Pavulagem. 

Os Ensaios (realizados de 25/5 a 13/6) ocorrem de segunda a sexta (das 19h às 21h), aos sábados (das 16h às 18h) e aos domingos (das 9h às 11h), sempre em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (Blvd da Gastronomia). E o público pode comparecer para assistir e curtir o clima de preparação com muita música, festa e animação. 

Com o tema "Arraial do Saber", a criação e produção do 37º Arrastão do Pavulagem é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, realização da Prefeitura de Belém através da FUMBEL, Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) e Governo do Pará.

De acordo com Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, a parceria com o Arraial do Pavulagem é especial tanto pelo aspecto cultural quanto pelo social, pilares importantes para a distribuidora de energia. 

“Sabemos da grandiosidade dos arrastões que levam milhares de pessoas às ruas de Belém. Porém, para além desses momentos, o Instituto Arraial do Pavulagem realiza uma extensa agenda prévia de cursos e oficinas que envolvem as comunidades. Isso é a democratização da arte. A Equatorial acredita na potência desse projeto e, mais uma vez, está ao lado do Pavulagem para fazer uma festa junina com muita energia e com a cara do paraense”, pontua Michelle.

DAS OFICINAS PARA OS ENSAIOS
 
"No período das oficinas, o brincante iniciante aprende o ofício artístico. No período de Ensaios, ele aprimora esse aprendizado junto com os mais experientes para fazer bonito nas ruas", explica Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem. O processo de integração acontece anualmente, aumentando o número de participantes ano após ano.
 
"Uma das nossas missões é o compartilhamento de saberes e fazeres culturais, a valorização da cultura popular e sua difusão. É lindo ver o processo de construção dos nossos cortejos, que é o resultado de uma grande dedicação coletiva que conclui na enorme manifestação de rua se juntando com o público, gerando uma interação que presenteia a cidade com essa iniciativa que fortalece a cultura amazônica e brasileira", diz.

SERVIÇO

Data: 25 de maio
Horário: A partir de 16h
Local: em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem (Boulevard da Gastronomia)
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?