09/08/2024 às 08h00min - Atualizada em 09/08/2024 às 08h00min
Governo acompanha avanço das obras do Porto Futuro II e Parque da Cidade
A obra do Porto Futuro II já atingiu 29% de execução
BELEM.COM.BR
AG.PARÁ
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, acompanhada por outros gestores do Estado, fez uma visita técnica, às obras do Porto Futuro II e Parque da Cidade. FOTO: BRUNO CECIM / AG.PARÁ A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, acompanhada por outros gestores do Estado, fez uma visita técnica, nessa quinta-feira (8), às obras do Porto Futuro II e Parque da Cidade, em Belém, que integram a infraestrutura para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, na capital paraense.
A obra do Porto Futuro II já atingiu 29% de execução. O local será ligado às atividades econômicas relacionadas ao turismo, cultura, lazer e gastronomia, valorizando o patrimônio imaterial dos povos da Amazônia e contribuindo para a revitalização urbana.
Construído no bairro da Sacramenta, na área do antigo aeroporto Brigadeiro Protásio, o Parque da Cidade atinge 54% do cronograma. O novo equipamento do Estado terá mais de 500 mil metros quadrados de área construída, além de um espaço paisagístico com 50 hectares. O Parque vai receber eventos da COP 30 e abrigar o Centro de Economia Criativa.
“Esse acompanhamento por parte da vice-governadora Hana Ghassan, do governador Helder Barbalho e dos outros órgãos do Estado é importante, tendo em vista o cumprimento em dia do cronograma, o que é fundamental para que a gente atinja os objetivos com vistas à COP 30. E não é só a obra em si que avança, mas também a geração de emprego para mais de 1.200 trabalhadores e trabalhadoras. São diversas frentes de serviço, que nos dão a certeza de que faremos um grande evento em 2025 e deixaremos um amplo legado para a população”, afirmou o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.
Comitê Presidido por Hana Ghassan, o Comitê Estadual para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas vem estabelecendo a agenda de trabalho, com definição de fluxos, cronograma, periodicidade de reuniões e outros procedimentos necessários às atividades inerentes à sua finalidade intersetorial.
Dentre as competências do Comitê Estadual da COP 30 estão oferecer conhecimento técnico e informações setoriais; participar de reuniões, eventos locais, regionais, nacionais e internacionais necessários à realização da COP 30, e contribuir para articulação interinstitucional e mobilização de organizações não governamentais com vistas à ampliação e qualificação da participação e governança.