28/05/2024 às 17h00min - Atualizada em 28/05/2024 às 17h00min

Obras na Bernardo Sayão têm previsão de entrega para julho

As ações são de macrodrenagem e duplicação

BELEM.COM.BR
AG.BELÉM
As obras de macrodrenagem e duplicação da avenida Bernardo Sayão, no bairro do Jurunas, estão avançadas. FOTO: MÁCIO FERREIRA / AG.BELÉM
                                                                            
As obras de macrodrenagem e duplicação da avenida Bernardo Sayão, no bairro do Jurunas, estão avançadas e com previsão de entrega do primeiro trecho, que corresponde ao perímetro das ruas dos Mundurucus a dos Pariquis para o mês de julho deste ano. Até dezembro de 2024, todo o empreendimento, que contempla a avenida Bernardo Sayão no perímetro da rua dos Mundurucus até a avenida Fernando Guilhon, deve ser entregue pela Prefeitura de Belém à população, resolvendo de vez nessa área os problemas de alagamento e congestionameno no trânsito.

Na manhã desta segunda-feira, 27, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e os técnicos do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), órgão responsável pela execução do projeto, visitaram a obra realizada no local. “A obra está avançada e em julho já entregaremos uma etapa do empreendimento. Até ano que vem, a ideia é concluirmos a duplicação total da Bernardo Sayão”, sinalizou o prefeito, após a visita no canteiro de obra. 

Resultado de um investimento da Prefeitura de Belém no valor de R$63.948.200,92, por meio de financiamento feito junto ao Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID), a obra de macrodrenagem e duplicação da Bernardo Sayão vai promover moradia digna para quem reside na área e melhor mobilidade para quem transita na via, uma das mais importantes do bairro do Jurunas. 

Mudança

“Essa parte aqui da Bernardo Sayão sempre foi complicada e agora começamos a ver tudo isso aqui mudar para melhor. Essa obra está sendo ótima para a gente e pela primeira vez vamos ter uma rua digna para as crianças brincarem e sem alagamentos”, destacou o morador o ajudante de pedreiro Guilherme Almeida.

A também moradora do Jurunas e integrante da Comissão Fiscalizadora da Obra (Cofis), Doroti Pires, diz que “a obra já está mudando a realidade de vida das pessoas ao remanejar todas as que moravam, praticamente, dentro do canal e sofriam com as enchentes”. Doroti comenta que, com a obra concluída, “só vai ser coisa boa para os moradores do Jurunas e alagamento nunca mais”. 

A macrodrenagem e duplicação da avenida Bernardo Sayão é composta por quatro trechos, cada um correspondendo a um quarteirão. Pelo cronograma da obra estão previstos, além da macrodrenagem, os serviços de terraplanagem, urbanização e paisagismo.

“Com a macrodrenagem nós vamos resolver aqui, principalmente, a questão dos alagamentos. Iremos jogar toda água daqui para o canal de descarga, que fica na Caripunas. Essas águas vão seguir pelo canal até o rio Guamá. Além disso, vamos resolver ainda os problemas no sistema viário”, explica o coordenador do Promaben, Jamerson Leão. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?