O percurso do evento vai percorrer museus históricos de Belém. FOTO: ASCOM / FUMBEL O mês de agosto é marcado pela celebração e valorização do Patrimônio Cultural. Buscando proporcionar momentos de lazer à população, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), participa da 52ª edição do Circular Campina Cidade Velha, que ocorrerá no próximo domingo, 4 de agosto.
Oferecendo uma programação gratuita, os espaços administrados pela Fumbel, como o Memorial dos Povos, o Teatro Popular Nazareno Tourinho e o Museu de Arte de Belém (Mabe), estarão de portas abertas a partir das 9h. Como novidade, o Cine Olympia integra esta edição com o projeto “Olympia na Rua”, às 18h.
“O circular é a oportunidade para a população aproveitar e valorizar o patrimônio histórico da cidade. É o momento de apreciar a beleza que exala na capital paraense, através de seus sons, cores e ritmos. Convidamos a todos e todas para festejar conosco mais uma edição do Projeto Circular em Belém, cidade que é herança do povo e patrimônio do mundo”, ressalta a presidente da Fumbel, Inês Silveira.
Feira Paroara Dando continuidade ao sucesso da 1ª edição, durante a programação do circular, o Teatro Popular Nazareno Tourinho retornará com a 2ª edição da Feira Colaborativa Paroara, que será realizada das 10h às 17h. Com entrada gratuita, o espaço mescla produtos diferenciados que mostram a riqueza da Amazônia.
Como novidade nesta edição, a feira contará com uma praça de alimentação aberta ao público. Além disso, os artistas Tici Santos e Zé Diogo serão a atração musical, animando o espaço. Com mais de 30 marcas, a Feira Paroara, coordenada por mulheres empreendedoras, tem como objetivo desenvolver a economia local, valorizando a cultura e a sustentabilidade paraense, gerando emprego e renda às mulheres que atuam no mercado criativo em Belém.
MABE Composto por um rico acervo de cerca de duas mil obras de arte, o Museu de Arte de Belém mantém mostras históricas de longa duração. No domingo do Circular, a visitação ao Mabe ocorrerá das 9h às 13h, de forma gratuita. O público poderá acessar as mostras de longa duração do acervo das salas do piso superior.
“O público terá acesso a um acervo rico que possui obras que contam parte da nossa história. Além de apreciar obras contemporâneas, culturais e sociais da nossa região amazônica. O domingo de Circular diversifica o nosso público e nos permite agir em prol da valorização do patrimônio histórico”, afirma a diretora do Mabe, Nina Matos.
Além do rico acervo do Mabe, o público poderá contemplar a exposição “Impermanência”, da artista Sanchris Santos, na Sala Antonieta Santos Feio. Sanchris percorre camadas profundas de si e reflete sobre a apreensão da realidade do que se sente e vive, como crenças, certezas e incertezas. A mostra, que possui curadoria realizada por Janice Souza, pesquisadora e educadora do Mabe, conta com apresentação de pinturas, esculturas e vídeo-performance.
Museu Casa Francisco Bolonha Como em todas edições, o Museu Casa Francisco Bolonha terá visitas guiadas das 9h às 13h, de hora em hora. De forma gratuita, o museu participa da programação do circular possibilitando ao público conhecer o Palacete Bolonha, destacando os principais pontos sobre a arquitetura e história dos palacetes de Belém.
“A nossa participação no Circular é uma grande oportunidade para os visitantes conhecerem o museu no domingo, dia que normalmente não é aberto ao público, e também saber mais sobre a história da nossa cidade, da nossa arquitetura, em particular do Palacete Bolonha”, diz a diretora do Museu Casa Francisco Bolonha, Rosa Arraes.
Cine Olympia Integrando a programação, a Mostra de Cinema Olympia na Rua será realizada a partir das 18h30, bem em frente ao Cine Olympia. Nesta edição, o projeto exibirá 1 videoclipe e 4 curtas-metragens, incluindo produções paraenses para além de Belém. O evento é totalmente gratuito e a entrada será organizada por ordem de chegada.
A programação iniciará com a exibição do videoclipe “No meio do Pitiú”, da cantora Dona Onete. Em seguida, serão exibidos os curtas-metragens: “Matinta”, ficção dirigida por Fernando Segtowick, “Meu Tempo Menino”, ficção dirigida por Emanoel Loureiro, e o documentário “A Última Maria”, dirigido por Edivaldo Moura. A curadoria dos filmes foi realizada por Marco Antônio Moreira, presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará - ACCPA.
Serviços Museu de Arte de Belém - Mabe, das 9h às 13h. Praça Dom Pedro II, 2 - Cidade Velha.
Museu Casa Francisco Bolonha, das 9h às 13h - Memorial dos Povos, Av. Gov. José Malcher, 257 - Nazaré.
Teatro Nazareno Tourinho - Feira Paraora - 10h às 17h - Praça do Carmo, 48 - Cidade Velha.
Cinema Olympia - Olympia na Rua - A partir das 18h30 - Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 918, em frente ao Cinema.