23/09/2024 às 08h00min - Atualizada em 23/09/2024 às 08h00min

Em Belém, "Dia D de Vacinação" ocorre em 70 postos de imunização

Nesse domingo, a mobilização contra a influenza será realizada pela manhã, no Parque Estadual do Utinga Camilo Vianna

COM EDIÇÃO DA REDAÇÃO BELEM.COM.BR
AG.BELÉM
Nesse sábado, a Sesma disponibilizou 660 profissionais de saúde para aplicação de 18.040 doses de vacina contra a influenza. FOTO: ASCOM / SESMA
                                                                                                                                                       
“É importantíssimo se vacinar contra a gripe. Quem não se vacina não tem noção da gravidade, do perigo de contrair a doença em tempos de intenso calor ou de chuvas. Ficamos mais suscetíveis, principalmente os idosos e crianças. Prevenir é melhor do que remediar”, alertou Luiza Macedo, 75 anos. Ela foi acompanhada da filha, Kátia Sabel, para a imunização no posto de saúde localizado na Feira da Pedreira, nesse sábado, 21.

Nesse domingo, 22, a mobilização contra a influenza será realizada pela manhã, no Parque Estadual do Utinga Camilo Vianna, no horário de 8h às 12h. 

A segunda edição do Dia D da Mobilização Municipal da Campanha de Vacinação contra a Influenza é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A ação foi realizada em mais de  70 postos de vacinação no Distrito Administrativo do Entroncamento (Daent), Distrito Administrativo Sacramenta (Dasac) e pontos estratégicos, como os shoppings Pátio Belém e Bosque Grão-Pará, Parque Urbano Belém Porto Futuro, Feira da Pedreira e Igreja Batista do Utinga.

Atenta

Para Leodir Santos, 66, que marcou presença no posto de saúde do bairro do Telégrafo e tem o calendário vacinal  em dia, a iniciativa de prestar serviço de vacinação aos sábados é sempre bem-vinda. “Estava aguardando a programação do mês de setembro. O atendimento aos sábados beneficia as pessoas que não têm tempo durante a semana. Vacina é proteção”, destaca.

Grande mobilização 

Nesse sábado, a Sesma disponibilizou 660 profissionais de saúde para aplicação de 18.040 doses de vacina contra a influenza. A estimativa é alcançar cerca de 15 mil pessoas dos grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias); pessoas com 60 anos ou mais de idade; gestantes em qualquer período da gravidez; puérperas de até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; professores da rede pública e privada; indígenas a partir dos seis meses de idade; pessoas em situação de rua.

O público-alvo também é formado por policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas; pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas sócioeducativas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; motoristas e cobradores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Para Cleise Soares, enfermeira responsável pela 2ª edição da Campanha Municipal de Prevenção à Influenza, a vacinação previne grandes agravos que podem levar à internação e óbito. “A mobilização tem como foco evitar que gestantes possam correr risco de aborto, o nascimento de crianças com baixo peso, transmissão da doença de puérperas para bebês, internação e óbito para idosos, entre outras complicações. A grávida que toma a vacina já nasce protegida contra a gripe”, explica.  

Idosos acamados

Nesse sábado, 21,  equipes de saúde da Sesma intensificaram esforços para garantir que idosos com dificuldades de mobilidade e acamados tivessem acesso à imunização. A ação faz parte da estratégia voltada para atender a população que, devido às limitações físicas, não consegue se deslocar até uma unidade de saúde.

Tamilis Leal, coordenadora da Atenção Básica da Sesma, destacou a importância desse trabalho e o empenho das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) em alcançar os que mais necessitam. “Estamos realizando um grande esforço para garantir que a vacina chegue a todos, percorrendo bairros e comunidades, levando a imunização diretamente até a residência dos acamados, garantindo que ninguém fique sem proteção”, afirmou. 

A próxima mobilização de prevenção à influenza será realizada no dia 28 de setembro, nos Distritos Administrativos de Belém (Dabel), do Guamá (Dagua) e de Mosqueiro (Damos).

E até o dia 25 de outubro, a população pode ter acesso ao imunizante nas salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde em Belém, no horário de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?