07/01/2020 às 07h39min - Atualizada em 07/01/2020 às 07h39min

​Vigia de Nazaré comemora 404 anos de fundação

A cidade tem o Círio de Nossa Senhora de Nazaré mais antigo do Pará

Andreza Gomes (Jornalista do www.belem.com.br)
O Círio de Nazaré da cidade de Vigia é o mais antigo do Estado do Pará (Foto: Cristino Martins-Agência Pará)
   Conhecida como a cidade que não dorme, Vigia de Nazaré celebrou neste dia 06 de janeiro de 2020, 404 anos de fundação. Considerada a cidade mais antiga do Estado do Pará.

O município fica há 101 km distante da capital paraense, localizada no nordeste paraense, tem como pontos turísticos as igrejas históricas como, por exemplo: a igreja da Pedra; a pesca artesanal; alguns casarões históricos entre outros atrativos culturais como a Banda União Vigiense.

O psicólogo, Aldo Brito dos Santos, 50, natural de Vigia, comenta sobre os costumes do povo vigiense. “Nosso linguajar e modo de interagir com as pessoas é diferenciado. Vigia é uma cidade que não dorme, com pessoas que ficam acordadas, e que gostam de estar na rua próximo das pessoas”, comenta.


Ele explica ainda que a cidade de Vigia foi comprovada ser o berço da fé. “Um pouco menos de 20 anos, foi adotada esta nomenclatura Vigia de Nazaré, pois a cidade foi o berço da devoção em Nossa Senhora de Nazaré. O Círio da Vigia começa 100 anos antes do Círio de Nazaré de Belém”, conta.

O Círio de Vigia é considerado o mais antigo do Pará. É realizado sempre no segundo domingo do mês de setembro, há mais de 300 anos.
 
A Festividade tem os ícones símbolos da procissão que é realizada em Belém, como: carros, berlinda, fogos e corda.
Segundo o portal Cultura Vigilenga, o Círio de Nazaré de Vigia é anterior ao Círio de Belém, a devoção a N.ª S.ª chegou à Vigia, vinda de Portugal, no século XVIII. O documento mais importante, citado pelo Padre Serafim Leite (historiador da Companhia de Jesus), é a declaração do Pe. José Ferreira, também Jesuíta, que, em 1697, visitou na Vigia, de passagem, a milagrosa imagem de N.ª S.ª de Nazaré.


 
A cidade tem vários artistas plásticos e principalmente na área da Literatura, destacamos a Sociedade Literária 05 de agosto que foi uma das precursoras da Academia Paraense de Letras, ambas fundadas pelo Barão de Guajará.

Festa – Para comemorar os 404 anos foram realizados shows, missa e inaugurações, além do tradicional bolo de parabéns no Mercado da Cidade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?