07/01/2020 às 08h30min - Atualizada em 07/01/2020 às 08h30min

Roteiros Geo Turísticos celebra os 404 anos de Belém

O projeto existe há nove anos e o primeiro de 2020 será um percurso na história de Belém

Com informações da Ascom da UFPa
com edição do belem.com.br
Forte do Presépio é o marco da história de Belém do Grão Pará (Foto: Carlos Sodré - Agência Pará)
 
 
  No domingo, 12 de janeiro, será realizado o primeiro Roteiro Geo-turístico de 2020 pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA.

O percurso desta edição é pelo bairro da Cidade Velha, em alusão ao aniversário de 404 anos da fundação de Belém. A saída será do Forte do Castelo, às 8h30. As inscrições são gratuitas e abertas ao público.

História - O roteiro pelo bairro da Cidade Velha existe há nove anos e foi o primeiro a ser implantado em 12 de janeiro.
Para essa edição, a ideia é comemorar os 404 anos da cidade de Belém e, também, o aniversário do projeto Roteiros Geo-turísticos.
 Para isso, o percurso irá iniciar no Forte do Castelo, que possui grande significado para Belém e irá se encerrar com a visita ao Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), com objetivo de ressaltar a história da cidade.

“Todas as paradas são importantes. Mas a mais significativa é a parada inicial do Forte, onde a cidade foi fundada. É muito importante que as pessoas valorizem o patrimônio da cidade e conheçam mais a sua história. Também ocorrerá a venda do livro dos Roteiros Geo-turísticos para os interessados em conhecer outros percursos que ocorrem na cidade”, afirma a professora Maria Goretti Tavares, coordenadora do projeto.


Para participar
– As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. É recomendado que os participantes usem tênis, boné, protetor solar e roupas leves, pois o roteiro será a pé pelas ruas, independente do clima, podendo ser realizado mesmo com chuva. Portanto recomenda-se levar guarda-chuva e capa de chuva.

Lembrando que, durante este roteiro, não haverá entrada nos prédios, apenas no Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). O percurso se encerra por volta do meio-dia.

Percurso – A saída será do Forte do Castelo e seguirá pela Feira do Açaí, Complexo Feliz Luzitânia, rua Siqueira Mendes, Praça e Igreja da Sé, rua Joaquim Távora, Largo e igreja de São João, rua Tomázia Perdigão, Palácio do Governo, Prefeitura, Praça Dom Pedro II, Museu do Círio e se encerrará no Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).



Projeto Roteiro Geo-Turístico – Visa abordar o patrimônio material, imaterial, cultural e ambiental da cidade de Belém, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade, por meio da criação e aplicação de roteiros turísticos temáticos.

Serviço: Roteiro Geo-Turístico pelo bairro da Cidade Velha

Data: 12 de janeiro de 2020 (Domingo)

Saída: Forte do Castelo

Hora: 8h30

Mais informações pelo Facebook ou pelo e-mail: [email protected]

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?